ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Justiça Eleitoral cancela 18,3 mil títulos no Estado

Redação | 13/06/2008 14:43

A Justiça Eleitoral cancelou 18.368 títulos de eleitor em Mato Grosso do Sul. O levantamento foi divulgado hoje pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O Estado teve o quinto menor número de cancelamentos do país.

No ano passado, 14 cidades passaram por revisão eleitoral: Alcinópolis, Angélica, Costa Rica, Douradina, Figueirão, Jateí, Juti, Rochedo, Sonora, Taquarussu, Vicentina Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Sete Quedas.

A revisão é realizada quando o município apresenta o seguinte cenário: número de eleitores superior a 80% da população; total de transferências de títulos 10% maior em relação às transferências do ano anterior; e eleitorado superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somada com os que têm mais de setenta anos.

Em todo Brasil, foram 1,8 milhão de títulos cancelados. A Bahia registrou o maior número de cancelamentos: 667 mil. O segundo lugar ficou com Minas Gerais, que excluiu 11.550 eleitores do cadastro. O Paraná é o terceiro da lista com 128.948 exclusões. Só não houve revisão no Amapá, em Roraima e no Distrito Federal.

O TSE divulga em julho o cadastro com o número de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 5 de outubro. O prazo para alistamento e pedido de transferência de domicílio eleitoral encerrou em 7 de maio, mas o cadastramento dos dados só termina em 27 de junho.

Nos siga no Google Notícias