ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Justiça Federal suspende eleição da OAB para cargo de desembargador

Aline dos Santos | 28/06/2016 11:58
Eleição na OAB foi realizada no dia 29 de abril. (Foto: Arquivo)
Eleição na OAB foi realizada no dia 29 de abril. (Foto: Arquivo)
Advogado Danny Fabrício entrou com ação para suspender eleição.  (Foto: Alcides Neto)
Advogado Danny Fabrício entrou com ação para suspender eleição. (Foto: Alcides Neto)

A Justiça Federal suspendeu o processo em que a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) definiu a lista de indicados na disputa de vaga para desembargador do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

“Ingressei com a ação para anular a eleição em virtude de ilegalidades no certame. Argumentamos que um dos candidatos não possuía os requisitos legais e a Justiça Federal concedeu liminar para suspender todos os efeitos”, afirma o advogado Danny Fabrício Cabral Gomes, que foi candidato e ficou de fora da lista sêxtupla (com seis nomes).

Na decisão, a juíza Monique Marchioli Leite deferiu  liminar determinando a suspensão do processo de formação da lista sêxtupla para indicação de advogados ao quinto constitucional junto ao TJ/MS.

De acordo com o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Mansour Elias Karmouche, a Justiça entendeu que um dos conselheiros que votou era sócio de candidato. “Mas na certidão consta que ele nunca foi sócio ou associado. Vamos recorrer é um argumento muito frágil, que deve ser rebatido”, afirma. A lista já estava com o Tribunal de Justiça.

A eleição para a escolha dos integrantes da lista sêxtupla foi realizada no dia 29 de abril deste ano. Os nomes foram para o TJ/MS, que após análise exclui três candidatos da disputa. Após, a lista tríplice vai para o governador, a quem cabe a decisão sobre quem será o novo desembargador do tribunal.

Pela lei, um quinto das 32 vagas do Tribunal de Justiça é destinado à OAB ou ao MPE, que se alternam para ocupar esses postos cada vez que um desembargador se aposenta ou deixa o cargo. O restante é preenchido por juízes de carreira.

Nos siga no Google Notícias