ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça libera passaportes de pesquisadores americanos

Redação | 21/07/2009 18:19

Liminar da Justiça Federal liberou hoje os passaportes dos três pesquisadores norte-americanos, retidos há mais de um mês pela PF (Polícia Federal), em Corumbá. Mark Andrew Tress, Kellu Michael Wendt e Michael Matthew McGlue foram acusados pelos crimes de usurpação ou exploração de matéria-prima pertencente à União.

Em conjunto com pesquisadores ligados à Unesp (Universidade Estadual Paulista), o trio de americanos coletava sedimentos depositados no fundo de lagoas da região de Corumbá. Agora eles esperam por uma autorização para deixar o país.

A Justiça liberou também os equipamentos de pesquisa apreendidos pela Polícia Federal com o grupo. Mas o material só deve ser devolvido na próxima semana, pois nem todos os dados foram anexados ao inquérito.

O advogado dos americanos, Roberto Lins, aguarda agora permissão para que o grupo retorne aos Estados Unidos. O MPF (Ministério Público Federal) analisa o caso.

Prisão - Os três pesquisadores americanos foram presos em flagrante no dia 16 de junho, na Baía Vermelha, região da Serra do Amolar. Depois de nove dias de prisão, receberam liberdade provisória no dia 25 de junho, mas tiveram seus passaportes retidos.

Nos siga no Google Notícias