ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Juventude renova MPE e começa missão nas festas de final de ano

Lidiane Kober | 20/12/2013 19:06
Allan Thiago foi o último dos 15 novos procuradores de Justiça a tomar posse (Foto: Cleber Gellio)
Allan Thiago foi o último dos 15 novos procuradores de Justiça a tomar posse (Foto: Cleber Gellio)

Com 25 anos, Allan Thiago Barbosa Arakaki foi empossado, nesta sexta-feira (19), no cargo de promotor de Justiça substituto e completou a turma dos 15 novos integrantes do MPE (Ministério Público Estadual). Como ele, a maioria do grupo é formada por jovens profissionais, que vão começar a carreira no órgão no interior de Mato Grosso do Sul. A primeira missão será atuar durante o recesso forense, de hoje até 7 de janeiro.

Em 2010, Allan Thiago se formou em direito na UCDB e, no último ano da faculdade, já havia passado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Durante o curso, ele foi estagiário na 8ª Vara Cível de Campo Grande, a maioria do tempo como voluntário. Formado, ele começou a atuar como advogado no escritório de André Puccinelli Júnior. “O que eu prometo para a sociedade é trabalhar e trabalhar, com muito empenho”, disse, após a posse.

Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Humberto de Matos Brittes, o aconselhou a agir com independência e humildade. “Crie oportunidade de diálogo com os poderes, sem perder a coragem e a independência e seja humilde, porque nada mais somos do que funcionários do povo”, disse, no discurso de boas-vindas.

Outro que deu algumas dicas ao jovem foi o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), promotor Alexandre Magno Benites de Lacerda. Na lista de 10 sugestões, ele destacou a necessidade de ser “nobre, justo, leal e independente”. “Não te curves a nenhum Poder”, completou.

Presente no evento, o governador André Puccinelli (PMDB) o parabenizou e lhe desejou sucesso. “Parabéns aqueles que, pelo estudo, vencem na vida”, disse. “O doutor Allan é uma das culturas jovens bem aquinhoadas, fez concursos públicos, passou em primeiro lugar em vários e será, sem dúvida, um dos expoentes do Ministério Público”, emendou, após a posse.

Allan Tiago tomou posse sozinho pela necessidade de esperar completar três anos de carreira como advogado, umas das cobranças do concurso. Ele ainda não sabe onde irá atuar, o que é certo é que iniciará a carreira no interior do Estado, como os outros 14 promotores substitutos.

Do total, ele é um dos quatro nascidos em Mato Grosso do Sul. Os demais são de fora do Estado. É o caso de Marcos Andre Sant’Ana Cardoso, 28 anos. Ele era advogado da Polícia Civil em Brasília e largou a carreira para atuar como promotor, com salário inicial de R$ 20 mil, em Sete Quedas.

O município, conforme Brittes, é um dos que estava sem promotor. “Esse grupo que entra supre o nosso déficit”, destacou. “Todos serão designados para o interior, onde serão uma espécie de coringa, clínico-geral”, disse, fazendo menção ao fato de eles responderem por causas em todos os setores. “São curadores do meio ambiente, do consumidor, das crianças e dos idosos”, citou para exemplificar.

Dos 21 aprovados no concurso, 15 foram convocados: Moises Casarotto, Pedro de Oliveira Magalhães, Marcos Andre Sant’Ana Cardoso, Eduardo de Araujo Portes Guedes, João Meneghini Girelli, George Zarour Cezar, Victor Leonardo de Miranda Taveira, Thiago Augusto Bueno, Thiago Barbosa da Silva, Thiago Bonfatti Martins, Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, Andrea de Souza Resende, Bianka Machado Arruda Mendes e Matheus Carim Bucker, foram os que tomaram posse no último dia 6.

Ficam no cadastro de reserva, para posse em agosto de 2014, Laryssa Santos Machado Filgueira, William Marra Silva Junior, Gustavo Silva Tamaoki, Bianca Riva Ribeiro, João Eduardo Antunes Mirais e Karina dos Santos Vedoatto. Participaram das provas orais candidatos de São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.

Nos siga no Google Notícias