ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Ladrões de ônibus são presos e soltos na mesma semana, diz PM

Paula Vitorino | 15/06/2011 14:16

Homem foi flagrado roubando ônibus e preso pela PM por cinco dias praticamente consecutivos

Coronel mostra registros de ladrão preso por cinco vezes em outubro, consecutivamente. (Foto: Marcelo Victor)
Coronel mostra registros de ladrão preso por cinco vezes em outubro, consecutivamente. (Foto: Marcelo Victor)

O prende e solta de ladrões de ônibus em Campo Grande já se tornou uma constante na rotina do trabalho da Polícia Militar. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, é frequente o mesmo autor ser preso, muitas vezes em flagrante, e poucos dias depois ser detido novamente roubando outro ônibus.

“A gente prende, muitos em flagrante, e depois o autor fica solto. Não sabemos o que acontece nesse meio tempo”, revela.

Em outubro do ano passado, um homem foi flagrado roubando ônibus e preso pela PM por cinco dias praticamente consecutivos, no Parque do Lageado. As prisões aconteceram nos dias 13, 14, 15, 16 e 27.

Das 14 prisões feitas no segundo semestre de 2010 na área do 10° Batalhão da PM – região sul, nove foram em flagrante e três eram reincidentes.

Para o coronel, o que mais incomoda é a impunidade. “Com isso temos que fazer o nosso trabalho dobrado”, frisa.

Ainda segundo David, alguns motoristas relatam que os assaltantes já são conhecidos. O perfil da maioria dos ladrões é homem, usuário de drogas e em muitos casos menor de idade.

Soluções - Desde o início deste mês, cerca de 100 policiais militares foram deslocados para fazer segurança dentro dos ônibus. O policiamento é feito por homens fardados ou a paisana. Com as ações, o comandante afirma que houve redução de mais de 80% nos roubos.

Mas o coronel ressalta uma parte da equipe da PM fica sacrificada por conta do trabalho no transporte coletivo e que isso não pode ser feito constantemente.

“É uma equipe que sacrificamos para isso. São policiais que poderiam estar em outros locais fazendo a segurança, mas tem que ficar nos ônibus. Com isso, deixamos áreas de atuação sem assistência. É um sacrifício que não posso fazer para sempre”, alerta.

Durante audiência pública nesta manhã, o comandante afirmou que outras medidas precisam ser tomadas para acabar com a violência no transporte coletivo. A solução apontada pelo coronel é a retirada do dinheiro dos ônibus.

Segundo ele, a maioria dos roubos é de valores pequenos e cometidos por usuários de drogas. “Qualquer valor para o viciado já vale parar comprar uma quantidade de droga”, explica.

Os representantes de órgãos do transporte coletivo decidiram durante a audiência que a partir do dia 26 de agosto o pagamento da tarifa do ônibus só poderá ser feito por meio do cartão.

Nos siga no Google Notícias