ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Lei do Inquilinato deve aquecer mercado de locação em MS

Redação | 27/01/2010 13:58

Com a Nova Lei do Inquilinato, que destaca entre outras mudanças a diminuição do prazo para o inquilino inadimplente sair do imóvel, o Sindimóveis/MS (Sindicato dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul) espera um aumento do número de locações no estado, já que a grande preocupação dos proprietários de imóveis era em relação ao risco da pessoa inadimplente permanecer por vários meses no local, o que causa sérios prejuízos para quem depende da renda do aluguel.

Nas novas regras de locação o inquilino que não estiver em dia deverá sair do imóvel em até 30 dias, sendo 15 dias o prazo para ser notificado e mais 15 para desocupar o local. Antes da Nova Lei, esse prazo era de pelo menos 6 meses e poderia levar até 2 anos para o locatário entregar o imóvel.

De acordo com Elisabeth Brunet Garcez, diretora do departamento de Locação do Sindimóveis/MS, o novo texto também impõe outras responsabilidades aos inquilinos, como em situação de separação matrimonial.

Neste caso, a responsabilidade da locação fica automaticamente com quem permanecer no imóvel. O fato deve ser comunicado por escrito ao locador e ao fiador. Em casos assim, o fiador pode exonerar-se de suas responsabilidades no prazo de 30 dias contados do recebimento da comunicação.

Sancionada em dezembro pelo presidente Lula a Nova Lei do Inquilino, de Nº 12.112, entrou em vigor nessa segunda-feira e foi elaborada com a proposta de beneficiar o locador além de fomentar o mercado imobiliário.

Nos siga no Google Notícias