ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Lei isenta de impostos mototaxista na hora de trocar a moto

Vinícius Squinelo | 09/10/2013 20:50

O Diário Oficial desta terça-feira (9) trouxe a sanção do governador André Puccinelli à Lei 4.413, de autoria do deputado estadual Felipe Orro (PDT), que estende aos mototaxistas e motoentregadores a isenção fiscal na compra de motocicletas novas a cada dois anos. O projeto equipara essas categorias aos taxistas nesse quesito, que já podem trocar de veículos a cada dois anos sem pagar os impostos estaduais.

Os mototaxistas e motoentregadores precisavam esperar três anos para comprar motocicletas novas; a Lei agora reduz o prazo para dois anos. “Vai beneficiar milhares de usuários, e não só os mototaxistas e os motoentregadores, mas a população em geral, porque o trânsito vai fluir melhor com as motos novas”, disse o deputado Felipe Orro.

O projeto deu entrada no sistema legislativo no dia 15 de abril, passou pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final; Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração; e Finanças, e por fim foi aprovado por unanimidade em plenário no dia 18 de setembro, após acordo com o líder do governo, deputado Júnior Mochi. “O governo concordou em abrir mão da pequena arrecadação que incide sobre a venda desses veículos para os mototaxistas e motoentregadores, e com isso a categoria pode ser beneficiada. Agradeço ao deputado Júnior Mochi por ter conseguido esse acordo e a todos os deputados pela aprovação unânime do projeto”, disse Felipe Orro.

“Ficamos honrados e imensamente agradecidos ao deputado e a sua equipe que prontamente nos atendeu e apresentou o projeto”, disse o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Dorvair Boaventura de Oliveira Caburé. “Fazia tempo que a gente lutava por isso, nunca conseguia. Falei com o Felipe uma vez só e ele prontamente nos atendeu”, conta.

Segundo Caburé, a lei beneficia cerca de 5 mil mototaxistas e motoentregadores em todo Estado. Eles terão desconto de 17% na compra de motocicletas novas a cada dois anos. “Praticamente dá para comprar a moto nova com o dinheiro apurado na venda da velha”, calcula o deputado. “Isso representa mais renda para os trabalhadores, um dinheiro que eles podem gastar com outros bens”.

Nos siga no Google Notícias