A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

21/12/2009 06:07

Lei já reduz idade máxima em concurso para militar

Redação

Foi sancionada e já está valendo, com efeitos retroativos a 1º de dezembro, a Lei que reduz de 30 para 24 anos completos (máximo de 24 anos, 11 meses e 29 dias) a idade limite para aprovados em concursos públicos para oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fazerem matrícula em curso de formação.

Para quem já é militar, a idade máxima ficou em 34 anos (34 anos, 11 meses e 29 dias), mesma idade que já era estabelecida para o quadro de oficial especialista.

Neste caso, além de preencher requisitos exigidos para os candidatos civis, os candidatos não podem estar sendo submetidos a Conselho de Disciplina ou de Justificação; precisa estar classificado, no mínimo, no comportamento "bom", quando contar menos de cinco anos de serviço militar, e no "ótimo", após cinco anos completos de serviço militar. Por fim, é preciso apresentar documento de autorização do respectivo comandante, no caso de candidato militar das forças armadas ou de outras instituições militares.

A Lei tem 60 artigos, que tratam do perfil exigido para o candidato. A altura mínima, por exemplo, é de 1,65 metro, descalço e descoberto para homens e 1,60 m para mulheres. São exigidos vários exames, como hemograma

completo, sorológico para HIV e hepatites B e C.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados, José Melo Irmão, reclama que o projeto que altera as regras para concursos não foi discutido com a categoria.

Por um lado, ele se diz aliviado pela alteração da idade máxima para o concurso de oficiais a militares, mas de outro diz que muitos outros aspectos ficaram de fora, como a exigência de nível superior no concurso. Tanto para praças, quanto para oficiais é exigido ensino médio. A exigência só é válida para oficiais do quadro de saúde e especialistas.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions