ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Lei já reduz idade máxima em concurso para militar

Redação | 21/12/2009 06:07

Foi sancionada e já está valendo, com efeitos retroativos a 1º de dezembro, a Lei que reduz de 30 para 24 anos completos (máximo de 24 anos, 11 meses e 29 dias) a idade limite para aprovados em concursos públicos para oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fazerem matrícula em curso de formação.

Para quem já é militar, a idade máxima ficou em 34 anos (34 anos, 11 meses e 29 dias), mesma idade que já era estabelecida para o quadro de oficial especialista.

Neste caso, além de preencher requisitos exigidos para os candidatos civis, os candidatos não podem estar sendo submetidos a Conselho de Disciplina ou de Justificação; precisa estar classificado, no mínimo, no comportamento "bom", quando contar menos de cinco anos de serviço militar, e no "ótimo", após cinco anos completos de serviço militar. Por fim, é preciso apresentar documento de autorização do respectivo comandante, no caso de candidato militar das forças armadas ou de outras instituições militares.

A Lei tem 60 artigos, que tratam do perfil exigido para o candidato. A altura mínima, por exemplo, é de 1,65 metro, descalço e descoberto para homens e 1,60 m para mulheres. São exigidos vários exames, como hemograma

completo, sorológico para HIV e hepatites B e C.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados, José Melo Irmão, reclama que o projeto que altera as regras para concursos não foi discutido com a categoria.

Por um lado, ele se diz aliviado pela alteração da idade máxima para o concurso de oficiais a militares, mas de outro diz que muitos outros aspectos ficaram de fora, como a exigência de nível superior no concurso. Tanto para praças, quanto para oficiais é exigido ensino médio. A exigência só é válida para oficiais do quadro de saúde e especialistas.

Nos siga no Google Notícias