A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

02/06/2014 15:46

Lei que proíbe fumo em locais fechados agrada “gregos e troianos”

Edivaldo Bitencourt e Filipe Prado
A partir de agora, fumar em locais fechados e de uso coletivo fica proibido em todo o país (Foto: Marcelo Victor)A partir de agora, fumar em locais fechados e de uso coletivo fica proibido em todo o país (Foto: Marcelo Victor)

Fumantes e não fumantes aprovaram o decreto Antifumo, assinado sábado pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que proíbe o fumo em locais fechados e de uso coletivo, acaba com os fumódromos e veta a publicidade do cigarro. No entanto, em Mato Grosso do Sul, esta restrição já vigora há seis anos.

Para a diarista Marta Pedrosa, 49 anos, fumante, a medida é ótima. “É uma coisa irritante, mesmo sendo fumante, eu me incomodo com o cheiro do cigarro”, contou. “Concordo com a lei”, disse. A filha dela, a doméstica Marisol Pedroso, 30, não fuma e concorda com a proibição. “Vai ajudar as pessoas a controlar o vício”, acredita.

A mesma opinião tem a cozinheira Rosana Araújo, 43, fumante há 25 anos. “Concordo com a lei, mas deveriam acabar com o cigarro”, afirmou. Ela disse que as restrições vão ajudá-la a parar de fumar.

“É ótima porque o cigarro causa muita sujeira e a fumaça intoxica e faz mal para quem não é fumante”, analisou a dona de casa Maria Eliza de Souza, 47, cujo marido parou de fumar há dois meses.

Maria Eliza aprova lei e diz que marido parou de fumar há dois meses (Foto: Marcelo Victor)Maria Eliza aprova lei e diz que marido parou de fumar há dois meses (Foto: Marcelo Victor)
Maria das Dores fuma, mas aprova proibição do fumo em locais fechados (Foto: Marcelo Victor)Maria das Dores fuma, mas aprova proibição do fumo em locais fechados (Foto: Marcelo Victor)

“É a melhor lei que Dilma já fez. Deveria proibir a venda de bebida alcoólica também”, defendeu Maria Eliza.

“É um vício desgraçado, concordo e assino embaixo”, disse a dona de casa Maria das Dores Batista, 30. Ela classifica o decreto como “maravilhoso”. “O ideal era acabar com o cigarro na face da terra”, radicaliza a mulher.

O aposentado Carlos de Almeida, 65, também defende a nova legislação. “É importante para não contaminar outras pessoas”, explicou-se. Ele disse que ninguém é obrigado a ingerir a fumaça do cigarro de outra pessoa. “A pessoa não tem a obrigação de fumar também”, ressaltou.

Estadual – Desde de 5 de novembro de 2008, a Lei Estadual 3.576 proíbe o fumo em locais fechados em Mato Grosso do Sul. A medida se estende até estacionamentos de prédios públicos e particulares, elevadores, corredores de prédios e hospitais, transporte coletivo, museus, teatros, cinemas, entre outros.

Lei proíbe fumo em locais fechados e veta propaganda de cigarro
Dois anos e meio depois de a Lei Antifumo ser publicada, a presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (31), no Dia Mundial sem Tabaco, o decreto que regu...
Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...


No fundo é uma grande besteira, se as pessoas tivessem bom senso não seria necessário leis desta alçada, a pessoa que fuma em lugar fechado simplesmente incomoda quem está no mesmo local, se tiver bom senso não acende cigarro, antigamente tinha gente que fumava até dentro de elevador, aí tá errado. O governo aplica estas leis dizendo que isto fará com que o país economize com tratamento de pessoas que fumam e adquirem cancer ou doenças pulmonares, isso é balela, o alcool mata muito mais do que o fumo, mas muito muito, tipo 3, 4 vezes mais pois alem das doenças hepáticas, ainda há o risco da pessoa que consome alcool dirigir e matar não só a si proprio como terceiros, enfim, as empresas de cerveja e bebidas alcoolicas tem um lobby em Brasilia que não permite a proibição do consumo.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 02/06/2014 16:50:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions