ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Libanês preso por tráfico de armas pede liberdade ao STF

Redação | 19/05/2009 14:32

O libanês Nadim Raymond El Hage, preso por tráfico de armas, recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para responder ao processo em liberdade. O habeas corpus ainda será avaliado.

O acusado é dono de uma loja de armas em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na fronteira com Mato Grosso do Sul.

Ele é apontado pela Justiça Federal de Ponta Porã como um dos chefes da venda internacional de armas na região.

Ele chegou a ser condenado a 12 anos de prisão, mas recorreu e teve a sentença anulada. Porém, a prisão foi mantida até novo julgamento, diante da facilidade de uma fuga do País.

Nadim já foi, inclusive, convocado pela CPI do Tráfico de Armas, em Brasília. Proprietário da Monte Líbano, em 2006 ele foi preso depois que operação da Polícia Federal encontrou 20 pistolas, fuzis, metralhadoras antiaéreas, silenciadores e centenas de caixas de munição, que estavam na loja Comando de outro réu.

O empresário foi alvo de denúncia anônima, e investigações mostraram que o armamento era vendido à facções criminosas na região de fronteira.

No pedido de liberdade, a defesa alega constrangimento ilegal, porque Nadim está preso há mais de mil dias no presídio Ricardo Brandão, em Ponta Porã , sem que tenha sido concluída a fase de instrução do processo.

A defesa alega, entretanto, que apesar da condenação pendente, ele já cumpriu um sexto da pena prevista para o crime de que é acusado e que, portanto, mesmo que venha a ser condenado, de qualquer modo já passará a cumprir a pena em regime semi-aberto. (Informação do STF)

Nos siga no Google Notícias