ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Liminar libera lanchas apreendidas em Miranda pela PMA

Redação | 09/07/2010 11:38

A Justiça concedeu liminar autorizando a liberação de lanchas apreendidas pela PMA (Polícia Militar Ambiental), flagradas navegando com motor de potência superior a 15HP. O despacho foi feito pelo juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira.

A empresa Lontra Pantanal Hotel impetrou mandado de segurança contra decisão do presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e do comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental). O processo tramita na 1ª vara de Miranda.

O proprietário da empresa Lontra Pantanal Hotel, que não teve seu nome divulgado, atua no ramo hoteleiro, voltado para o turismo pesqueiro. Ele possui aproximadamente 12 embarcações tipo recreio, além de 15 motores (um motor de 40 HP's, dois motores de 30 HP's e doze motores de 25 HP's) no rio Miranda e afluentes.

Quando há aumento na demanda, como foi o caso do feriado de Corpus Christi, é de costume desses empresários locar embarcações e motores de popa de terceiros para atender à demanda de clientes.

As embarcações foram apreendidas dias antes do feriado e os autores requereram judicialmente a devolução dos veículos em função do fluxo de turistas previsto para o dia de Corpus Christi.

O presidente do Imasul e o comandante da PMA apreenderam as embarcações com base na Lei estadual da Pesca.

Entretanto, o magistrado destacou que a lei aprovada recentemente pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador André Puccinelli (PMDB) é inconstitucional.

Em sua visão, o Estado não possui competência para legislar sobre navegação. Também acha que houve ação abusiva e ilegal por parte das autoridades. A liminar foi concedia um dia antes do feriado prolongado.

Agora, o processo tramita aguardando informações dos diretores da PMA e do Imasul.

Nos siga no Google Notícias