ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Lixo em erosão aumenta riscos no período de chuva

Redação | 23/01/2010 10:35

Há dez meses, a erosão castiga moradores do Jardim Montevidéu, localizado na saída para Cuiabá, em Campo Grande. O local virou lixão e com a chegada do período de chuvas aumentam os riscos à população.

A Defesa Civil alerta para a possível formação de uma nova cratera no bairro Taquaral Bosque, em Campo Grande, próximo à erosão da rua Getulina, que obrigou 10 famílias a deixarem a área no ano passado.

O chefe da Divisão de Apoio às Ações da Defesa Civil, Sebastião Octávio Rayol, explica que a água da chuva agrava assoreamento da região. Ele aponta que é uma questão de tempo para que nova cratera seja formada no local.

"Antes nós tínhamos só 10 casas para cuidar, agora nós vamos ter 60", afirma Rayol, em relação à vala que se abre em direção a um conjunto habitacional.

Já o engenheiro da empresa Náuticos Engenharia, Carlos Fuginaka, assegura que a erosão no local está controlado.

Ele explica que foi hoje ao local para supervisionar a obra de asfalto, nas Ruas Padônia e Coata.

Segundo Fuginaka, o projeto feito pela prefeitura prevê a ligação da área ao anel viário, como uma espécie de parque linear.

As obras no local deveriam ter sido concluídas antes do mês de janeiro, no entanto, devido à chuva, houve adiamento do cronograma de trabalhos.

"Se não chover mais, até segunda ou terça-feira, o asfalto desta rua está pronto", estima o engenheiro.

Outro problema que agrava a situação no Jardim Montevidéu está relacionado ao acúmulo de água nos lixos e entulhos, situação que favorece a proliferação de mosquitos da dengue.

Rosinéia Vitorino, 31 anos, mora em frente do local da erosão. Ela está preocupada com a doença no bairro e revela conhecer dois vizinhos com dengue.

"Se vai virar um parque, e vai demorar, a prefeitura deveria dar uma limpeza", reclama.

Moradores constantemente flagram carroceiros jogar entulhos no local.

No entanto Zaira Silveira Ferreira, 74 anos, pede atenção durantes o trabalho contra a dengue."Os agentes de saúde olham nosso quintal para ver se está tudo limpo, mas o lixo mesmo está ali", diz em relação aos entulhos.

Nos siga no Google Notícias