ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Lula assina amanhã projeto para coibir palmadas

Redação | 13/07/2010 12:10

O presidente Luis Inácio Lula da Silva assina amanhã, em comemoração aos 20 anos do estatuto da Criança e do Adolescente, projeto de lei que pode proibir pais, professores, cuidadores de menores em geral de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em menores de idade.

O govenro quer acabar com os castigos, já tradicionais na cultura familiar, principalmente contra "tratamento cruel e degradante".

Atualmente, a Lei 8.069, que institui o ECA, condena maus-tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus-tratos seriam físicos ou morais.

Com o projeto, o artigo 18 passa a definir "castigo corporal" como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente". Para os infratores, as penas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família e orientação psicológica.

Mas para punir os responsáveis, será necessário o testemunho de terceiros, que podem ser vizinhos, parentes, funcionários, assistentes sociais, ou qualquer um que ateste o "crime". (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias