ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Maioria não vai conseguir quitar os impostos com a sobra do 13º, aponta enquete

Nesta semana, o Campo Grande News quer saber sua opinião sobre a transferência da responsabilidade da demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura

Anahi Zurutuza | 14/01/2019 08:20
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A maioria dos participantes da enquete desta semana não conseguirá quitar os impostos neste início de ano. O Campo Grande News perguntou se foi possível guardar parte do 13º salário para se livrar do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), mas 73% respondeu que não.

Nesta semana, o Campo Grande News quer saber sua opinião sobre uma das primeiras medidas tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL): a transferência da responsabilidade da demarcação de terras indígenas da Funai (Fundação Nacional do Índio) para o Ministério da Agricultura.

A medida, segundo avaliam lideranças indígenas, vai na verdade acabar com a devolução de terras para comunidades tradicionais no território brasileiro.

A Funai aponta que há, no Brasil, 566 terras em processo de demarcação. Dessas, apenas 13 estão homologadas e 73 declaradas. Só em Mato Grosso do Sul, o Cimi informou, em relatório, que há 74 terras indígenas “sem providências”, ou seja, sem processos demarcatórios.

Além disso, o Estado ocupa o terceiro lugar no ranking de assassinatos de indígenas. O Cimi estima que ao menos uma liderança seja assassinada a cada ano, nos últimos 10 anos, em Mato Grosso do Sul. Outra questão que já ganhou repercussão internacional, além da violência e da morosidade na demarcação, é a fome dos indígenas em Mato Grosso do Sul, que já trouxe representantes de direitos humanos da comunidade internacional para o estado.

A nova enquete já está no ar. Participe!

Nos siga no Google Notícias