ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Manual propõe ações para melhorar trabalho em carvoarias

Redação | 30/04/2009 12:29

O MPT (Ministério Público do Trabalho) e a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho em Mato Grosso do Sul, promoveram ontem audiência pública de pré-lançamento do "Manual Carvoaria Saudável: Recomendações Básicas para Funcionamento de Carvoarias no Estado de Mato Grosso do Sul".

O evento, que aconteceu na Associação Comercial de Corumbá, reuniu trabalhadores e empresários e teve o objetivo de informar a sociedade corumbaense e sul-mato-grossense sobre o manual.

A publicação pretende servir como base para as empresas do setor se adequarem à legislação trabalhista, previdenciária e ambiental, realizando as atividades de carvoejamento de forma regular.

O Manual resulta de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com a siderurgia MMX, em agosto de 2008, com o objetivo de buscar a regularização trabalhista e previdenciária do setor produtivo do carvão dos fornecedores da empresa.

O TAC tem caráter de enfrentamento preventivo ao trabalho escravo em carvoarias de Mato Grosso do Sul e a publicação é um dos produtos desse trabalho.

A audiência foi aberta com o pronunciamento do procurador do Trabalho, Cícero Rufino Pereira. Logo em seguida, o engenheiro agrônomo e mestre em Tecnologias Ambientais pela UFMS, Stafany Rodrigo Oliveira Santana, ministrou palestra com o tema "Carvoaria e Meio Ambiente".

Nos siga no Google Notícias