A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

13/12/2013 21:07

Marisa Serrano toma posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Vinícius Squinelo
Evento teve a presença de diversas autoridades (foto: divulgação)Evento teve a presença de diversas autoridades (foto: divulgação)

A conselheira Marisa Serrano tomou posse, na quinta-feira (12), da cadeira número 30 da Academia Sul-mato-grossense de Letras. A solenidade aconteceu às 20 horas no Buffet Espaço “D”, em Campo Grande, oportunidade em que a conselheira recebeu saudação solene em nome da Academia pelo acadêmico Leal de Queiroz. Em seu discurso ela afirmou que sentia “um misto de orgulho e surpresa ver meu nome e a trajetória de minha vida inscritas nesta Casa”.

Um grande número de pessoas e autoridades prestigiou o evento que contou com a presença do senador Rubens Figueiró; do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), conselheiro Cícero de Souza; do deputado federal, Reinaldo Azambuja; dos deputados estaduais Márcio Monteiro e professor Rinaldo; da vereadora Carla Estefanine e o secretário Estadual de Cultura, Américo Calheiros, representando o governador André Puccinelli. Marcaram presença ainda os conselheiros do TCE/MS Iran Coelho e Ronaldo Chadid e os procuradores de Contas João Antônio de Oliveira Martins Júnior e Terto de Moraes Valente.

Bastante emocionada, a conselheira afirmou que “esta é uma Casa para guardar fragmentos da história, sentimentos transbordantes, olhares atentos, criações, talentos, mas também para abrigar os que contribuíram para a manifestação de tantos saberes. Acredito que esse tenha sido o toque que transformou uma sugestão em realidade”.

“Construir o caminho, escolhendo as veredas que acreditamos mais tranqüilas, nem sempre é a garantia de sucesso. Mas eu tenho que confessar, na minha caminhada, como na de Drummond, havia pedras no meio do caminho, algumas que julguei intransponíveis, mas a convergência de oportunidade com trabalho e tenacidade garantiram a passagem e consolidaram o futuro”, afirmou em seu discurso.

A acadêmica afirmou que muito jovem, fez uma escolha: “Fui em busca do conhecimento para fortalecer o espírito e adquirir ferramentas que me ajudassem a crescer, fazendo também com que outros crescessem junto. Encontrei na Educação a razão de luta e a convicção da esperança”.

Tendo como patrono Otávio Cunha Cavalcanti, a Cadeira 30 da ASL foi ocupada anteriormente por Hélio Serejo, que faleceu em 08/10/2007 aos 95 anos de idade, tendo deixado mais de 60 obras publicadas. Fundada em 30 de outubro de 1971, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem 40 cadeiras e atende, como referência cultural, a todos que buscam seus serviços, principalmente sua biblioteca e acadêmicos.

Marisa Joaquina Monteiro Serrano é autora de duas coleções de livros didáticos: Novos Rumos em Comunicação (Ed. do Brasil - SP) e Comunicação em Língua Portuguesa (Ed. Ática - SP). Foi Vereadora de Campo Grande (1977-1982), Deputada Federal (1995-1999/ 1999-2003), Vice-Prefeita de Campo Grande (2004-2006) e Senadora da República por MS (2007-2014).

Ela é formada em Letras pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras - Campo Grande/MS (1968) e Pedagogia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras - Campo Grande/MS (1980). Ocupou, dentre outros cargos, os de Professora, Supervisora, Diretora de escola e Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions