ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Médicos alertam para alta mortalidade materna em MS

Redação | 26/08/2009 09:48

A cada 100 mil partos, 80 mulheres morrem em Mato Grosso do Sul. A alta incidência de mortalidade materna é discutida nesta quarta-feira, em Campo Grande, durante Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a presidente da Sogomat, Maristela Vargas Peixoto, no Brasil, a proporção é de 50 mortes para cada 100 mil nascidos vivos.

Segundo o médico Paulo Saburo Ito, no Estado, as doenças relacionadas à hipertensão são as que mais matam as mulheres após o parto.

Ele explica que o objetivo do encontro, que reúne representantes de 60 municípios, é padronizar e qualificar as condutas de atendimento médico. "O Ministério da Saúde preconiza que o pré-natal tenha seis consultas, mas, como é a qualidade desse atendimento?", enfatiza.

Ginecologista e obstetra no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, o médico conta que já atendeu gestantes que procuraram atendimento apenas no dia do parto, ou seja, sem nenhuma consulta de pré-natal. Para 2010, o HR terá um setor para atender gravidez de risco.

Desafios

Nos siga no Google Notícias