ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Mês de prevenção ao suicídio começa sem agenda oficial em MS

Prefeitura faz lançamento oficial somente daqui duas semanas

Izabela Sanchez | 04/09/2017 18:30

O setembro amarelo - campanha criada em 2014 para simbolizar a prevenção ao suicídio - começa em Mato Grosso do Sul sem agenda oficial da Prefeitura e do governo do Estado. A Prefeitura, conforme explicou a assessoria de imprensa, faz o lançamento oficial da campanha somente daqui duas semanas, em local e horário ainda indefinidos. A SES (Secretaria Estadual de Saúde), por outro lado, não terá nenhuma ação, segundo a assessoria de imprensa da pasta.

Iniciado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014, concentradas em Brasília. Mato Grosso do Sul passou a aderir no ano passado. O Estado, no entanto, é o segundo na lista do Ministério da Saúde com maior indície de casos em relação ao número de habitantes.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é, hoje, uma epidemia e uma das principais causas de morte em todo o mundo, especialmente entre os jovens. Um suicídio acontece no mundo a cada 40 segundos, quase 800 mil vítimas por ano, e desse total de casos, segundo a OMS, 90% poderiam ser evitados.

Em Mato Grosso do Sul, outra particularidade é a questão indígena. O segundo Estado com a maior população de índios de todo o Brasil ainda engatinha quando o assunto é a prevenção do suicídio entre as comunidades. O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2015, publicado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário) em 2016, mostrou que metade dos suicídios entre indígenas ocorridos em 2015 no Brasil aconteceram no Estado.

Novo canal - Mato Grosso do Sul terá um novo canal para prevenção. A partir do dia 30 de setembro o CVV (Centro de Valorização da Vida) passará a atender gratuitamente pelo 188 em Mato Grosso do Sul e mais 7 estados brasileiros.

Nos siga no Google Notícias