A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

04/09/2017 18:30

Mês de prevenção ao suicídio começa sem agenda oficial em MS

Prefeitura faz lançamento oficial somente daqui duas semanas

Izabela Sanchez

O setembro amarelo - campanha criada em 2014 para simbolizar a prevenção ao suicídio - começa em Mato Grosso do Sul sem agenda oficial da Prefeitura e do governo do Estado. A Prefeitura, conforme explicou a assessoria de imprensa, faz o lançamento oficial da campanha somente daqui duas semanas, em local e horário ainda indefinidos. A SES (Secretaria Estadual de Saúde), por outro lado, não terá nenhuma ação, segundo a assessoria de imprensa da pasta.

Iniciado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014, concentradas em Brasília. Mato Grosso do Sul passou a aderir no ano passado. O Estado, no entanto, é o segundo na lista do Ministério da Saúde com maior indície de casos em relação ao número de habitantes.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é, hoje, uma epidemia e uma das principais causas de morte em todo o mundo, especialmente entre os jovens. Um suicídio acontece no mundo a cada 40 segundos, quase 800 mil vítimas por ano, e desse total de casos, segundo a OMS, 90% poderiam ser evitados.

Em Mato Grosso do Sul, outra particularidade é a questão indígena. O segundo Estado com a maior população de índios de todo o Brasil ainda engatinha quando o assunto é a prevenção do suicídio entre as comunidades. O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2015, publicado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário) em 2016, mostrou que metade dos suicídios entre indígenas ocorridos em 2015 no Brasil aconteceram no Estado.

Novo canal - Mato Grosso do Sul terá um novo canal para prevenção. A partir do dia 30 de setembro o CVV (Centro de Valorização da Vida) passará a atender gratuitamente pelo 188 em Mato Grosso do Sul e mais 7 estados brasileiros.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions