A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/11/2013 08:45

Mesmo com menor frequência, "golpe da lista telefônica" ainda faz vítimas

Filipe Prado
Fiquei confusa comenta a vítima do golpe (Foto: Marcos Ermínio)"Fiquei confusa" comenta a vítima do golpe (Foto: Marcos Ermínio)

O golpe da Lista Telefônica continua a fazer vítimas em Campo Grande. Mesmo com menor frequência, o golpe ainda atinge várias pessoas, que pensam estar adquirindo um produto gratuito, mas acabam pagando cerca de R$ 300 para uma empresa fantasma.

Brenda Costa Silva Souza, 22 anos, foi uma das vítimas do golpe. Ela relata que tudo aconteceu muito rápido. “Foi cerca de 20 minutos o processo todo, desde a ligação até a chegada da cobrança. Fiquei muito confusa”, conta.

Ela relata que uma empresa, que dizia ser terceirizada pela Oi, ligou pedindo a confirmação de alguns dados. “Eles tinham todos os meus dados e pediram a confirmação, e depois falaram para eu assinar um documento, fingindo ser gerente da empresa do meu pai”, comenta Brenda.

A jovem ainda perguntou várias vezes sobre o valor do documento. “Eu vi que tinha um valor de R$ 300 no documento que assinei, mas a atendente me garantiu que nada seria cobrado”, afirma.

Depois de receber a cobrança da empresa, ela ligou para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) que estava gravado no boleto. “Eu liguei e quando disse que não iria pagar a conta, a atendente começou a gritar comigo, a me xingar. Fiquei muito nervosa”, comenta a vítima.

Segundo o superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul, Alexandre Rezende, o número de notificações sobre o golpe caíram, mas ainda acontece. “A frequência já foi maior, mas o consumidor hoje já está mais consciente, mais orientado e mais informado sobre esses casos”.

Ele explica que o consumidor não deve “entrar no jogo” das falsas empresas e procurar seus direitos. “Primeiro o consumidor deve desconsiderar a cobrança, procurar o Procon e também é bom registrar um Boletim de Ocorrência”, comenta Alexandre.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


eu tb ja cai nisso, na verdade, meu pai que é dono da empresa não estava e eu falei p moça que nao ia assinar, ela disse que eu poderia assinar, sem problemas mais esperei meu pai chegar e ele ligou no lugar explicaram p ele e ele resolveu assinar, ai alguns dias depois chega a cobrança, hahaha pensa num pai q ficou bravo, mais eu avisei nao assina..
 
Poliana da Silva Campos em 28/11/2013 17:31:51
Todo ano recebo esta ligação na empresa, os valores da cobrança são em letras bem pequenas, portanto as pessoas devem ficar atentas e ler as informações.
E qdo ligarem perguntar se tem que pagar algum valor pela lista telefonica, caso tenha informe que vc não tem interesse, ai eles desligam imediatamente na sua cara(bravos).
 
Malu Pereira em 28/11/2013 13:37:06
Esse golpe só acontece porque as empresas de vendem os dados de seus clientes a terceiros. No próprio sistema usado pelos atendentes da Oi tem opção para bloquear venda de cadastro(cadê a ANATEL e PROCON?). Porque será que ao comprar uma linha de telefone com ADSL logo em seguida ligam de "provedores" dizendo ser parceiro(mentira, eles compram seus dados!) da empresa de telefonia(isso quando não se passam por funcionário de instalação da linha e pede para confirmar dados) e você acaba por contratando o serviços de terceiros(sem mesmo saber!). Todo setor de vendas destas empresas não gravam as ligações, justamente para não terem provas de seus crimes!
 
Alexandre de Souza em 28/11/2013 11:29:26
Marcia Silva, eles acham ruim e agem com grosseria porque são todos bandidos .Será que existe alguém desta quadrilha na cadeia?
 
Ito Malta em 28/11/2013 10:46:22
Poxa!! Brenda trabalha na empresa de telefonia e caindo nesse golpe!!
 
Renato De Carvalho em 28/11/2013 10:14:29
O PROBLEMA É QUE NINGUEM DIVULGA O NOME DA EMPRESA...
 
maximiliano nahas em 28/11/2013 10:08:18
É antigo mesmo esse golpe, tbém já perdi a conta de quantas vezes ligaram aqui na empresa, nunca confirmei nada, vi que era golpe, pois a atendente força a negociação, tenta fazer a gente ficar confusa mesmo e logo assinar e passar o fax, fora que são pessoas bem mal educadas, quando falamos que não temos interesse eles ainda acham ruim e agem com grosseria...Fiquem alerta..!!
 
Márcia Silva em 28/11/2013 10:01:48
Gente esse golpe esta ai a anos e ninguém faz nada, já perdi a conta de quantas vezes já ligaram no meu trabalho, nunca cai nessa, e é exatamente assim, eles já tem todos os dados da empresa, só pede p vc confirmar, dai fala q vai passar uma fax p vc confirmar os dados, e que não tem cobrança alguma, depois que vc assina já era, pq esta escrito com letras minúsculas o valor, e é só jogar o nome da empresa no google que tem vários golpes e são vários nomes de empresas diferentes, é um absurdo isso, fora que os atendentes são estúpidos, tem q ficar o ALERTA para as empresas principalmente para os funcionários não assinar nada, porque a cobrança vem.
 
Franciely dos Santos em 28/11/2013 09:35:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions