ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Ministério confirma complicações de vacina contra raiva

Redação | 07/09/2010 11:19

Depois de denúncias de donos de animais pelo Brasil, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica em que confirma o alto índice de complicações em animais vacinados contra a raiva.

Mas segundo o informe, divulgado hoje pelo jornal Folha de São Paulo, o problema foi detectado apenas no lote de n.º 59/10, usado em São Paulo , onde as reações adversas se concentram.

Há duas semanas, o ministério disse que não havia problemas com a vacina e que a campanha, lembra o jornal.

Os casos levaram o governo a suspender a vacinação no Estado de SP em 20 de agosto, depois das mortes de sete animais.

Em Campo Grande, donos de cães e gatos também reclamaram de complicações após a vacina.

Nayara Batagello questionou vacinação depois que 5 gatos tiveram reação. "Sou a favor a vacinação, mas uma vacinação sadia, com uma vacina que não cause nenhum mal aos animais, pois o que está acontecendo é crime", reclama.

Segundo ela, todos "ficaram prostrados, não comiam, não piscavam os olhos, nem se mexiam". A jovem garante que o cachorro do vizinho também teve problemas. "Teve que ficar internado três dias tomando soro para poder reanimar. Ao dar uma volta pelo bairro puder perceber que 70% do animais tiveram reação a essa vacina".

No entanto, o CCZ (Centro de Controle) da Capital negou qualquer reação adversa.

A vacina, produzida pelo laboratório Biovet, está sendo usada pela primeira vez na rede pública em todo o País.

Em todo o Estado, 2.627 animais imunizados tiveram reações adversas associadas, sendo 1.903 gatos, 713 cães e 11 em processo de identificação. Desses, 66 morreram.

O Ministério da Saúde garantiu que amanhã dará mais detalhes sobre as reações adversas verificadas até agora e as medidas a serem tomadas.

Nos siga no Google Notícias