ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ministra diz que Governo vai reforçar atendimento a índios da região Sul

Marta Ferreira | 24/11/2011 15:47
 Ministra diz que Governo vai reforçar atendimento a índios da região Sul

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse hoje que o Governo vai reforçar as ações na região Sul do Estado, onde a tensão aumentou nos últimos dias, depois do ataque sofrido pelo acampamento Guaiviry, em Aral Moreira.

Maria do Rosário comentou à Agencia Brasil que na próxima semana, o Governo vai reunir o Comitê Gestor de Ações Indígenas Integradas para Dourados em um encontro em Mato Grosso do Sul. O grupo deverá anunciar um pacote de políticas públicas para os cerca de 44 mil índios da região.

São 12 ministérios que vão trazer ações, precedidas pela vinda de uma comitiva, no domingo, para o acampamento.

“O comitê, que é composto por vários ministérios, estará em reunião em Mato Grosso do Sul exatamente para tratar de questões relacionadas ao atendimento em saúde, de segurança, e um conjunto de politicas para as comunidades indígenas”, disse a ministra.

Segundo ela, os conflitos agrários na região têm desencadeado situações de muita violência, com mortes que poderiam ter sido evitadas. “O desafio é asseguramos segurança e direitos humanos às comunidades indígenas e tratar o conflito agrário com definições claras do Estado brasileiro”, afirmou.

Maria do Rosário disse ainda que é preciso cobrar das autoridades a investigação sobre os mandantes e executores de crimes contra indígenas.

Nos siga no Google Notícias