A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/04/2008 13:13

Ministro anuncia selo social para setor sulcroalcooleiro

Redação

O Ministério da Agricultura poderá criar um selo de qualidade para identificar as indústrias de produção de álcool e açúcar que respeitam a legislação trabalhista e o meio ambiente, anunciou hoje o ministro Reinhold Stephanes. A informação veio um dia depois de a CPT (Comissão Pastoral da Terra) apontar a expansão das lavouras de cana-de-açúcar como a principal responsável pelo crescimento do trabalho escravo no Brasil em 2007, em um relatório que destaca Mato Grosso do Sul com um dos piores quadros no País.

"O selo social servirá exatamente no sentido de atestar as boas práticas da produção de álcool e açúcar. Dentro dessa boas práticas estão, evidentemente, como ponto fundamental, a questão do trabalho", ressaltou o ministro.

Ainda de acordo com a ponderação do ministro, a expansão das lavouras de cana em algumas regiões, entre as quais citou São Paulo ocorre paralelamente à mecanização da produção, o que dispensaria a mão-de-obra. \"A atual expansão se dá praticamente toda mecanizada e é importante citar isso porque São Paulo é o grande centro de produção de açúcar e álcool\", destacou Stephanes, acrescentando que, em apenas dois anos, o percentual de plantação mecanizada passou de 30% para 48%.

"Ou seja, no período de três ou quatro anos São Paulo, possivelmente, será todo mecanizado e nem utilizará mão-de-obra", afirmou o ministro, após participar da 30ª Conferência Regional da Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O relatório da CPT aponta que dos 5.974 trabalhadores libertados em 2007 de situações análogas à condição de escravo, 52% saíram das usinas do setor sucroalcooleiro. Dos casos de desrespeito à legislação trabalhista registrados pela CPT, o setor ocupa a primeira colocação. Desses 5,9 mil trabalhadores, 27% eram de Mato Grosso do Sul. (Com informações da Agência Brasil)

 

 

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions