A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

05/06/2014 16:44

Ministro e presidente do Incra vêm para “acelerar” emancipação do Itamarati

Zana Zaidan

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e o presidente do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária), Carlos Mário Guedes, estarão em Mato Grosso do Sul na terça-feira (10), para visitar o Itamarati, o maior assentamento do Estado, em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande. Eles querem acelerar a emancipação do assentamento.

O presidente do Incra chega antes. Na segunda-feira, passa pela Capital, de manhã, e à tarde, vai à Sidolândia, onde inaugura o escritório do órgão em Sidrolândia, que vai funcionar na sede da prefeitura da cidade.

O foco da visita é mostrar aos assentados os “esforços” do Incra/MS para providenciar a emancipação política do Itamarati. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o primeiro passo para dar início ao processo acontece ainda neste ano, com a entrega do núcleo urbano para o município de Ponta Porã, que então é elevado à distrito, para depois se tornar município.

Conforme levantamento do Incra/MS, o Itamarati tem 17 mil habitantes (considerando as 3 mil famílias assentadas), além da população flutuante, de 5 mil por dia.

São 140 estabelecimentos comerciais, além de escolas, que contam 1,8 mil alunos, Correios, posto de saúde, além de outros componentes de infra-estrutura urbana.

Desde 2002, quando o assentamento foi criado, foram investidos R$ 37,8 milhões entre a construção das 3 mil casas, reformas, pagamento de créditos iniciais, e abertura de estradas. A área, que totaliza 50 mil hectares, foi adquirida por R$ 192,8 milhões.

Produção – Conforme o Incra, na safra 2013/2014, a área plantada de soja chegou a 25 mil hectares. Foram produzidos pelos trabalhadores assentados 7,2 milhões de litros de leite, 3 mil toneladas de feijão, 34 mil toneladas de milho e 30 mil toneladas de mandioca.

Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions