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Cidades

Morador reclama do 190 e Sejusp atribui problema a 500 trotes por dia

Graziela Rezende | 02/11/2013 09:03
Sejusp espera agilizar atendimento. Foto: Cleber Gellio
Sejusp espera agilizar atendimento. Foto: Cleber Gellio

Pior do que ser perturbado pelo som alto, escutar tiros em frente de casa ou presenciar um acidente, é ligar para o 190 e demorar horas para ser atendido. A “sensação de inutilidade” do serviço foi motivo de muita reclamação dos moradores do Jardim Los Angeles, na saída para São Paulo, durante reunião realizada com a Polícia Militar na quinta-feira (31). A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) admite a demora e alega que são 500 trotes por dia que “travam” o bom atendimento.

“Um levantamento recente apontou que recebemos ao menos 500 trotes por dia, sem hora para acontecer. Aí, ocorre o despacho da viatura e o deslocamento do profissional, que realmente poderia estar atendendo a uma ocorrência. Aliado a este problema, ainda temos as viaturas que quebram e o conserto leva um tempo. Identificamos algumas destas pessoas, porém as falsas ocorrências ocorrem diariamente”, comenta o titular da Sejusp, Wantuir Jacini.

Além dos trotes, o secretário comenta que muitos indivíduos confundem o 190 com o 102 e outros serviços de informações, por exemplo. “As pessoas ligam para descobrir endereços e telefones. Elas utilizam do nosso efetivo para atender as suas necessidades e isso muitas vezes congestiona o 190. A sociedade realmente precisa entender que se trata de um serviço de emergência”, explica Jacini.

Mas, quem liga constantemente, só tem reclamações. "Está ocorrendo um baile funk aqui no Jardim Los Angeles há dois meses, em que a algazarra é muito grande. E você pode ligar a semana inteira no 190, eles nunca vêm. É um serviço que não sei pra que presta", afirma a agente comunitária de saúde Neide Zaguini Coelho, 56 anos.

Vizinha do evento que está "tirando o sossego" na região, a funcionária pública aposentada Luzimar Gonçales Vargas, 61, também reclama da PM. "É um insatisfação muito grande você ligar no 190, ficar horas esperando uma viatura e ver ela chegar somente depois que o pior aconteceu", lamenta Vargas.

Novo programa no Ciops está em teste. Foto: Cleber Gellio
Novo programa no Ciops está em teste. Foto: Cleber Gellio

Teste real - Na intenção de dinamizar o atendimento empregado no Ciops (Centro Integrado das Operações de Segurança), a Sejusp já está em andamento com um novo programa. Os testes iniciaram há um mês, porém o secretário avalia que serão necessários mais dois meses de treinamento.

“São testes reais, de uma tecnologia que irá reduzir significativamente os trotes e melhorar a gestão das viaturas. Um policial que estiver atendendo no bairro Los Angeles, por exemplo, sairá direto para outra ocorrência no Dom Antônio Barbosa sem ter de retornar à base. Hoje, são mil atendimentos ao dia na Capital e esse número irá aumentar”, comenta o secretário.

Coordenador do Ciops, que compreende também o Corpo de Bombeiros (193), o delegado Fernando Louzada ressalta que dezenas de pessoas já foram indiciadas este ano pelos trotes. As ligações ocorrem inclusive no horário de entrada e saída de alunos das escolas. “Tomamos providências quanto a estas pessoas, abrindo inquérito para apurar a falsa comunicação de crime”, finaliza Louzada.

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