A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/11/2015 16:31

Mortes ocorreram durante "chuva" de 11 mil raios que atingiram MS em 60min

Alan Diógenes
Em 1 hora, 11 mil raios caíram em todo o Estado. (Foto: Divulgação/Inpe)Em 1 hora, 11 mil raios caíram em todo o Estado. (Foto: Divulgação/Inpe)

Após dois homens morrerem ao serem atingidos por raio, na tarde de ontem (15), em Mato Grosso do Sul, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu um alerta sobre a forte chuva com descarga elétrica que pode atingir a região leste do Estado, entre hoje (16) e amanhã (17). Campo Grande também está dentro desta previsão e o órgão pede que a população tome cuidado.

De acordo com o aviso meteorológico, a previsão é de ocorrer pancadas de chuva forte com potencial para muitos raios e rajadas de ventos. Queda de granizo também está prevista para os municípios da região leste.

Conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ontem, em uma hora, período das 17h às 18hm caíram 11.063 raios em todo o Mato Grosso do Sul. O Estado só ficou atrás do Paraná que teve incidência de 31.158 mil raios, ou seja, 1º no ranking da onde tiveram mais descargas elétricas.

Eder Carlos Gomes Pereira, 37 anos, e Paulo Ribeiro de Souza, que morreram após serem atingidos por um raio, trabalhavam em uma fazenda na fronteira do Estado com o Paraguai. Mas o caso foi registrado em uma delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas, a 471 quilômetros da Capital.

Chovia muito na hora do acidente e um deles estava com pedaço de arame e um alicate nas mãos. Os dois chegaram a ser levados ao hospital de Sete Quedas, onde foi constatado o óbito pelo médico plantonista.

A Defesa Civil recomendou à população que evite áreas de alagamentos por causa do risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras; evite trafegar em ruas sujeitas a inundações localizadas e ainda evite estar em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra ventos fortes, raios e queda de granizo.

Previsão do Tempo Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), neste momento a Capital registra temperatura de 32°C com sensação térmica de 34°C. A umidade relativa do ar está em 49% e a intensidade do vento a 25 km/h. A previsão para amanhã é de temperatura mínima de 22°C e máxima de 30°C com 80% de probabilidade de pancadas de chuva no período da tarde.

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que para todo o Mato Grosso do Sul o tempo será parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas especialmente à tarde. No Pantanal a nebulosidade estará menor e as pancadas de chuva mais isoladas. A temperatura máxima pode chegar a 21°C e a máxima de 36°C, o vento será fraco a moderado com rajadas.

Na terça-feira, o tempo será parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde em quase todo o Estado. Exceto no Pantanal e sudoeste onde estará parcialmente nublado a nublado. Temperatura mínima vai ser de 20°C e máxima de 37°C, vento fraco a moderado com rajadas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions