ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MPF esclarece que PF não é obrigada a avisar sobre reintegração

Nadyenka Castro | 31/05/2013 17:20
Índios impedem acesso à sede da fazenda Buriti. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Índios impedem acesso à sede da fazenda Buriti. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Movimentos sociais contestaram o fato de a PF (Polícia Federal) não ter informado ao MPF (Ministério Público Federal) sobre a reintegração de posse da fazenda Buriti, em Sidrolândia, nessa quinta-feira.

Nesta sexta-feira, o procurador da República, Emerson Kalif Siqueira, garantiu à Agência Brasil, por meio da assessoria de imprensa, que o MPF não foi comunicado e esclareceu que a PF não tem obrigação de informar sobre reintegração de posse.

Segundo o procurador, “a comunicação prévia aos órgãos de assistência aos índios poderia proporcionar melhor condução da negociação, o que atenderia à recomendação feita pelo juiz de preservar a integridade dos envolvidos na desocupação”.

A tentativa de reintegração da fazenda Buriti terminou em conflito entre índios e policiais militares e federais. Ficaram feridos oito policiais e cinco indígenas. Um deles, Oziel Gabriel, 35 anos, morreu.

A Superintendência da PF confirmou à Agência Brasil que só conseguiu entrar em contato com o procurador da República nas primeiras horas de ontem. Os policiais também não conseguiram avisar previamente o servidor da Funai (Fundação Nacional do índio), mas este chegou a tempo de acompanhar o início da operação. Ainda de acordo com a assessoria da PF, desde quarta-feira os índios afirmavam que não respeitariam a decisão judicial para que deixassem a área voluntariamente.

Nesta sexta-feira, os índios retornaram à propriedade rural e ocupam o que sobrou da sede, que eles colocaram fogo. Eles impedem o acesso ao local.

Nos siga no Google Notícias