ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Índios dão 24h para família sair de fazenda invadida em Aquidauana

Aliny Mary Dias | 31/05/2013 11:20

O grupo de 500 indígenas que invadiu a Fazenda Esperança na madrugada desta sexta-feira (31) exige a saída do casal e de dois filhos adolescentes que estão na sede da propriedade. Hoje cedo, o dono da fazenda, Nilton Carvalho da Silva Filho, de 59 anos, e a família foram surpreendidos pelos terena.

O advogado do fazendeiro, Sérgio Muritiba, disse ao Campo Grande News que os índios estão na propriedade desde a madrugada, mas invadiram a sede na manhã de hoje. Ele explica que o grupo está montando acampamentos.

Todo os acessos à fazenda foram bloqueados e os índios asseguraram a família pode sair, mas ninguém pode entrar no local. “Eles não estão reféns, porque podem sair, mas a situação está tensa e ninguém pode entrar lá”, afirma o advogado.

Sérgio explica que dois policiais militares estão no local e os índios estão armados com arcos e flechas. O advogado deve entrar com pedido de reintegração de posse na Justiça Federal ainda hoje.

Há pouco, o proprietário Nilton Carvalho, deu entrevista por telefone ao programa Povo na TV e disse que recebeu 24 horas de prazo para sair. "Fizemos uma negociação e eu disse que não poderia sair assim", comentou.

Invasão – Os índios fazem parte de sete aldeias de Aquidauana e reivindicam a ampliação da terra indígena Taunay Ipegue. A briga judicial entre fazendeiros e o povo terena é muito parecida com a situação da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, onde ocorreu o conflito ontem (30).

Em Aquidauana, os índios vivem em pouco mais de 6 mil hectares, mas lutam pela ampliação para 33 mil. Essa área já foi identificada como indígena por estudos antropológicos e abrange todo o distrito de Taunay, que hoje tem 93 imóveis.

Os índios que estão na fazenda Esperança vieram das aldeias Taunay, Ipegue, Colônia Nova, Água Branca, Imbirussu. Bananal e Lagoinha.

Nos siga no Google Notícias