ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPF instaura inquérito para apurar denúncias contra ALL

Redação | 29/08/2008 16:18

O MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito contra a ALL (América Latina Logística) para apurar a possibilidade de crime contra a ordem econômica pela empresa. O inquérito foi aberto depois de denúncia do deputado estadual Paulo Duarte (PT).

De acordo com a denúncia, desde que a ALL assumiu em 2006, a concessão pública do ramal ferroviário que liga Corumbá/Ponta Porã a Bauru (SP) a malha não recebeu qualquer tipo de investimento.

O deputado protocolou representação no MPF indicando que a falta de recursos culminou em acidentes e na limitação do projeto Trem do Pantanal para o trecho Campo Grande/Corumbá. O projeto, que vai prestar serviços no transporte de passageiros, só será implementado no próximo ano pela empresa Serra Verde.

A Serra Verde alegou falta de reparos na malha para estender o projeto até Corumbá. A manutenção é de responsabilidade da ALL.

Agora, o MPF quer saber se houve descumprimento por parte da ALL dos termos acordados no contrato de concessão. Será apurado, ainda, se foi cumprido o Termo de Compromisso de Desempenho, em que a ALL se compromete, perante o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a atingir metas de desempenho de volume de carga transportada por distância percorrida.

O MPF também quer informações da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sobre o cumprimento dos termos acordados pela ALL para assumir o transporte de cargas em Mato Grosso do Sul.

A ANTT deve, ainda, informar os investimentos feitos pela ALL para a melhoria da malha ferroviária que liga Campo Grande a Corumbá desde a incorporação das ações das companhias Novoeste Brasil e Brasil Ferrovias. O MPF quer informações sobre as atuais condições da malha ferroviária que liga  Miranda a Corumbá.

O objetivo do MPF é entender se esta falta de reparos impediu a implementação integral do projeto Trem do Pantanal. Para tanto, serão usadas as informações da Serra Verde em que a cidade de Miranda ficou excluída do projeto por falta de reparos na malha.

Caso as denúncias sejam comprovadas, a ALL deverá assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto ao MPF.

Nos siga no Google Notícias