A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

22/01/2008 07:50

MS recebeu só 25% de preservativos para campanha

Redação

Faltando dez dias para o carnaval, Mato Grosso do Sul só recebeu 25% da cota de preservativos prometida pelo Ministério da Saúde para a campanha de orientação e prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. A previsão é que sejam 720 mil preservativos, mas até agora chegaram apenas 180 mil para a Secretaria de Saúde do Estado, que faz a distribuição aos municípios. Esse montante já foi distribuída.

O setor responsável pela distribuição na Secretaria informou que a previsão é que o restante dos preservativos esteja nos municípios até sexta-feira, 25 de janeiro, a tempo portando da mobilização para o carnaval. A técnica em educação em saúde Lucinete Barbosa Herrerias informou ao Campo Grande News que a previsão de chegada é para hoje e a distribuição às prefeituras será rápida.

Normalmente, os preservativos que são distribuídos durante o carnaval chegam no começo de janeiro. Neste ano, o atraso é atribuído à demora na compra pelo Ministério da Saúde, segundo explicou Lucinete, a partir das informações do governo federal. Segundo ela, 85% do material é comprado fora do País, na África, e este ano houve atraso no processo.

Pela programação da Secretaria, Campo Grande vai receber, no total, 150 mil preservativos. A remessa para as cidades é conforme a população. Outro fator considerado é a movimentação durante o períoco de folia.

Bonito e Corumbá, que recebem muitos turistas, têm um trabalho reforçado, principalmente a cargo das prefeituras municipais. Além do material recebido do governo federal, estado e prefeituras devem dar sua contrapartida, de 10% cada um do valor envolvido.

Foco nas jovens - Diante dos números mais recentes sobre a faixa etária em que o contágio pelo vírus da Aids costuma ocorrer, a campanha de prevenção à doença durante o carnaval deste ano tem foco nas mulheres com idade entre 14 e 24 anos. O tema é "Bom de cama é quem usa camisinha" e busca conscientizar as jovens para exigir do parceiro o uso do preservativo.

Além da camisinha, vão ser distribuídos materais de orientação como panfletos, camisinhas e até garrafinhas para água com o slogan da campanha. Foram confeccionadas, no Estado, 4 mil camisetas e 5 mil garrafas.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions