A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

06/10/2016 12:11

MS tem 91 mil estudantes no ensino superior; número é o menor da região

Chloé Pinheiro
Alunos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), uma das principais instituições de ensino superior do estado. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo) Alunos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), uma das principais instituições de ensino superior do estado. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quinta-feira (06) os resultados do Censo da Educação Superior 2015. A pesquisa revelou que no Mato Grosso do Sul há 91.739 matriculados em cursos de graduação.

No Brasil, são 1.823.752, enquanto no Centro-Oeste são 617.317. O número é o mais baixo do Centro-Oeste e o sexto menor do país.

Os dados também revelam que há mais estudantes na faculdade do que no ensino médio. Segundo o Censo Escolar 2015, são 80.024 matriculados no ensino médio, quase 11 mil a menos do que os alunos da educação superior.

 

MS se destaca negativamente no número de alunos na universidade. MS se destaca negativamente no número de alunos na universidade.

 

Vale destacar que o Estado é a segunda unidade da federação menos populosa da região, perde apenas para o Distrito Federal. Se compararmos os dados de matrícula com a população, 3,4% dos sul-mato-grossenses estão na faculdade.

A taxa é a mesma de Goiás, enquanto no Mato Grosso sobe discretamente para 3,9% e o campeão da região é o Distrito Federal, com um índice quase duas vezes maior de moradores na faculdade, 7,24%.

Os dados do Censo avaliam principalmente o cenário nacional de ingresso, permanência e perfil dos estudantes e cursos de graduação. Para os Estados, há somente a divisão do número de matrículas entre instituições privadas e públicas.

Das 91 mil matrículas, 29.906, ou 33%, estão rede pública e a maioria, 61.833, ou 67%, estuda em instituições privadas. O índice de estudantes nas universidades públicas é superior ao nacional. No Brasil, no geral, cerca de 27% estudam nas universidades públicas contra 72% nas particulares.

Maioria dos sul-mato-grossense estuda em instituições privadas. Maioria dos sul-mato-grossense estuda em instituições privadas.
Resultado do Enem 2015 por escola será divulgado em 4 de outubro
  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola serão divulgados no dia 4 de outubro. A previsão de data está em portaria...
Ministério da Educação reconhece mais 335 cursos de ensino superior
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu hoje (30), por meio de portaria, mais 335 cursos superiores. As vagas são em instituições públicas e privad...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions