ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mulheres estão denunciando 'ao menor sinal de violência', diz subsecretária

Número de casos de violência física diminuiu de 2.592 para 2.484, mas de violência psicológica e injúria passaram de 4.147 para 4.431

Julia Kaifanny | 08/08/2016 16:05
Coletiva realizada hoje (8), na Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).
Coletiva realizada hoje (8), na Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou no inicio desse mês a campanha “Agosto Lilás”, que pretende chamar atenção para a violência contra a mulher. O Estado acupa a nona posição no ranking de mortes violentas de mulheres e segunda em tentativas de estupro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (8) pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Conforme o balanço da violência contra mulheres, comparando o primeiro semestre de 2015 com o deste ano, o número de denúncias de violência física diminuiu de 2.592 para 2.484. Já a quantidade de casos violência psicológica e injúria passaram de 4.147 para 4.431.

De acordo com a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, os números refletem uma mudança: as mulheres estão quebrando o silêncio ao menor sinal de violência. “As mulheres não estão mais tolerando a violência doméstica”, diz.

Na maioria dos casos, as agressões partem de ex-companheiros que não aceitam o fim de um relacionamento. E a subscretária ressalta que é preciso quebrar esse ciclo da violência, tirar a mulher que foi agredida do ambiente e não permitir o retorno. A medida protetiva é uma maneira de garantir esta segurança e deve ser concedida à vítima em até 48 horas após o pedido.

Em Campo Grande a Casa da Mulher Brasileira exerce papel essencial nesta mudança de comportamento, com serviços especializados para atender a mulher vítima de violência. Em um só espaço, reúne delegacia, juizado, defensoria, promotoria, alojamento de passagem, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência.

Contando com o apoio da Casa da Mulher Brasileira, Sejusp e delegacia especializada, o "Agosto Lilás" tem feito a distribuição de material impresso e palestras em escolas e universidades com foco na Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher. Desde o começo da campanha até domingo (7), pelos dados oficiais, 5.200 pessoas foram alcançadas.

Participaram da coletiva a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, a delegada titular da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) Ariene Muradh, a juíza Jaqueline Machado da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, considerada a 1ª Vara Especial de Medidas Protetivas do Estado de Mato Grosso do Sul e o secretário estadual Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

Nos siga no Google Notícias