ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Município descarta inseticida vencido enviado pelo Ministério da Saúde

Natalia Yahn | 01/03/2016 12:20
Rótulo do inseticida está preservado, e de acordo com o Ministério da Saúde, pode ser usado para combater o Aedes. (Foto: Direto das Ruas)
Rótulo do inseticida está preservado, e de acordo com o Ministério da Saúde, pode ser usado para combater o Aedes. (Foto: Direto das Ruas)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ignorou a prorrogação do prazo de validade do inseticida usado nos veículos fumacê para combater o Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – e descartou todo o produto. A aplicação poderia ser feita em pelo menos dez bairros de Campo Grande, mas foi devolvido para a SES (Secretaria de Estado de Saúde), responsável pela distribuição do inseticida, enviado pelo Ministério da Saúde.

O titular da Sesau, Ivandro Fonseca, afirmou que o produto não será utilizado para fumacê na Capital. “Pedimos 9 mil litros, mandaram só 200 litros e ainda estava vencido. Campo Grande sofreu prejuízo, pois o ciclo de combate foi interrompido. Não podemos fazer qualquer procedimento que seja incompleto, é uma falta de responsabilidade”.

Na sexta-feira (26), durante reunião com promotores públicos no MPE (Ministério Público Estadual), o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, questionou as declarações de Ivandro. "Essa questão do fumacê é só 3% do problema. O mais importante é combater o foco de proliferação do mosquito. Não podemos parar de agir só porque está faltando kit, está faltando veneno".

O chefe da pasta estadual de saúde também afirmou confiar no laudo do Ministério da Saúde. "Fazem isso há quase 10 anos, muitas vezes é sobra de campanhas passadas, ou demora para importar", explica.

No mesmo dia o Ministério da Saúde emitiu uma nota sobre o inseticida Malathion que foi enviado para Mato Grosso do Sul, com prazo de validade vencido. Os mil litros do produto foram repassados para a Sesau, que esta sem fumacê há duas semanas e continua sem previsão de realizar o trabalho de borrifação para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O inseticida está vencido desde 30 de outubro de 2013, mas o Ministério informou que o produto pode ter o prazo de validade estendido, que é indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para Agricultura e Alimentação, “como medida para evitar desperdício de recursos públicos”. Porém a medida só é válida desde que tenha armazenamento adequado e integridade de rótulos e embalagens.

Fumacê não é realizado na Capital desde o dia 18 de fevereiro. (Foto: Fernando Antunes / Arquivo)
Fumacê não é realizado na Capital desde o dia 18 de fevereiro. (Foto: Fernando Antunes / Arquivo)

Imagens divulgadas na quinta-feira (25), pelo secretário Ivandro Fonseca, mostram que tanto a embalagem quanto os rótulos estão em perfeitas condições e por isso, de acordo com o Ministério, o produto pode ser usado. O prazo de validade foi estendido e agora o inseticida poderá ser aplicado até junho de 2016, porém a previsão é de que o produto seja usado em apenas três dias.

Para estender a validade o Ministério da Saúde afirma ter realizado análise técnica do produto em laboratório especializado e o resultado “demonstrou que o teor de ingrediente ativo do inseticida enviado ao Estado estava dentro das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde)”.

Ainda na nota o Ministério afirma que “o produto analisado encontra-se adequado para utilização nas atividades de nebulização”.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), que repassou o produto para a Sesau, também se pronunciou sobre o caso e disse que o produto recebido esta semana aguardava justamente a prorrogação do prazo de validade pelo Ministério da Saúde.

“Em casos de envio de lotes com validade vencida, o Ministério da Saúde faz o repasse do produto acompanhado de uma nota oficial informando a renovação do prazo de validade”.

A previsão é de que um novo lote com 30 mil litros de inseticida seja encaminhado para Mato Grosso do Sul a partir do dia 9 de março.

Nos siga no Google Notícias