A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

30/12/2009 10:08

Nelsinho diz que residência em pediatria começa em 2010

Redação

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), confirmou nesta manhã que a residência em pediatria na Santa Casa deve ser aberta no início do ano que vem.

Ele vê a formação de novos profissionais como uma das principais saídas para a falta de profissionais que atendem crianças nos centros de saúde da Capital.

"Vamos abrir no ano que vem, mas esses profissionais só ficarão prontos para trabalhar daqui a três anos", detalhou o prefeito, na saída de uma confraternização da qual participou com os funcionários dos Correios.

Dos 230 pediatras que trabalham em Campo Grande, menos da metade atende na rede pública, cerca de 100, conforme estimativa da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul.

O número é ainda menor quando se trata da rede municipal, o que acaba sendo agravante para as condições de trabalho nos postos de saúde.

Segundo a Sociedade de Pediatria, um profissional costuma atender cerca de 80 crianças em um plantão de 12h.

O que deixa a situação ainda mais grave é que os médicos costumam ter em média de três a cinco minutos com cada paciente, tempo considerado ínfimo para realizar um bom diagnóstico.

Em agosto deste ano, membros da Sociedade propuseram à prefeitura a criação de quatro pontos especializados, com a infra-estrutura necessária, para centralizar o atendimento pediátrico na cidade. Entretanto, por enquanto, os médicos especializados em crianças permanecem fazendo plantões apenas nos postos.

O prefeito diz que o valor pago pelos plantões não é o principal problema da pediatria, e sim a falta de profissionais. Ele acredita que o problema vai ser amenizado, a médio e longo prazo, com a residência na Santa Casa.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions