ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Neste ano, 1.493 pessoas foram diagnosticadas com HIV/AIDS em MS

Aumento é de 45,3% em relação a todo o ano passado. Número de óbitos teve redução de 32,3%.

Anahi Gurgel | 30/11/2017 18:22
Teste de HIV/AIDS sendo realizado em campo-grandense, durante campanha Dezembro Vermelho. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Teste de HIV/AIDS sendo realizado em campo-grandense, durante campanha Dezembro Vermelho. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Entre os meses de janeiro e novembro deste ano, foram registrados 1.493 novos casos de HIV/Aids em Mato Grosso do Sul. O aumento de ocorrências, tanto na manifestação da doença quanto na infestação do vírus, foi de 45,3% em relação a todo ano 2016, quando foram 1.027 diagnósticos.

Dados do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) apontam que, apesar do crescimento no número de casos, houve queda de 32,3% na quantidade de óbitos, em comparação com o ano anterior. Foram registrados até este mês 64 mortes, sendo que em todo o ano passado foram 95 óbitos.

“Fruto de diagnóstico e a adesão precoce ao tratamento”, segundo Daniele Martins Tebet, gerente técnica do Programa Estadual IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/AIDS, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ela destaca as principais ações desenvolvidas pelo programa, como acesso universal à testagem e ao tratamento, disponibilização de antirretrovirais, apoio à pesquisas científicas e orientação da conduta das populações chaves, vulneráveis e prioritárias.

Campanha – Também integram essas ações, as atividades referentes ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, em 1º de dezembro. Instituída em 1987, a data tem o objetivo de incentivar a conscientização da população para prevenção da doença e reforçar a solidariedade às pessoas infectadas.

Preservativo masculino será distribuído gratuitamente para a população durante o Dezembro Vermelho. (Foto: Fernando Antunes)
Preservativo masculino será distribuído gratuitamente para a população durante o Dezembro Vermelho. (Foto: Fernando Antunes)

Durante o chamado “Dezembro Vermelho”, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica as ações em 59 municípios, com distribuição de material informativo, preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante, além de oferecer teste rápidos gratuitos.

Como parte da campanha, será realizado nesta sexta-feira (01), na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), um colóquio para debater temas como dados epidemiológicos, diagnóstico tardio, abandono de tratamento e perfil dos pacientes internados no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.

A programação, coordenada pelas secretarias municipal e estadual de saúde, contempla atendimento à população com aconselhamento e teste rápido no Shopping Campo Grande, panfletagem e distribuição de preservativos no campus da UFMS.

Nos siga no Google Notícias