ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Nova lei ajuda, mas fim da exploração sexual depende de conjunto de ações

Lidiane Kober | 24/05/2014 21:10
Para juíza, a população precisa denunciar mais e polícia intensificar as ações (Foto: Marcelo Vitor)
Para juíza, a população precisa denunciar mais e polícia intensificar as ações (Foto: Marcelo Vitor)

Coordenadora da Infância e Juventude do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a desembargadora Maria Isabel de Matos Roch comemorou o fato de a exploração sexual de menores virar crime hediondo, mas frisou que isso não é o suficiente para eliminar o problema. Para ela, a população precisa se encorajar e denunciar mais e, ao mesmo tempo, a polícia intensificar as ações.

“Não basta a lei, o que é importante é a polícia investigar, a população denunciar, não olhar para o lado, quando ver uma situação dessas e a polícia reunir as provas que deve reunir”, defendeu a magistrada. Especificamente sobre a nova norma, ela ressaltou que “contribui na medida que é uma reprimenda mais severa”. “Agora, está de acordo com a gravidade do crime”, frisou.

Para Maria Isabel, “a exploração sexual é mais grave que outros crimes, porque é um prática com fim lucrativo” e por ameaçar o futuro das jovens. “Arregimentam meninas para uma profissão praticamente de usar o próprio corpo, então, é muito nocivo, porque elas saem das escolas e acabam não se integrando no mercado de trabalho, deixam os colégios cedo e ficam sem qualificação, então, num futuro, se quiserem deixar a exploração, terão dificuldades”, comentou.

Indagada se há muitos casos em Mato Grosso do Sul, a magistrada disse que “existem denúncias”, mas voltou a ponderar que falta mais participação popular. “Não é muito frequente porque as pessoas não denunciam muito, é uma rede organizada, eles tomam cautelas para que isso fique escondido na tentativa de escapar da punição”, disse. Um dos canais de denúncia é o disque 100.

No Estado, segundo Maria Isabel, a situação é mais crítica nas “regiões de fronteira”, como Ponta Porã e Corumbá. “É bem problemático, porque está associado ao tráfico e ao uso de drogas e também Coxim, por causa do turismo de pesca”, relatou.

Nova lei – Na última quarta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que torna crime hediondo a exploração sexual ou favorecimento à prostituição de crianças, adolescentes e vulneráveis.

Com a sanção, o cumprimento das penas passará a respeitar o que é previsto no caso da prática de crime hediondo, como o início da pena no regime fechado e com progressão para o semiaberto (que permite trabalho fora da prisão), somente após o cumprimento de, ao menos, 2/5 da pena (ou de 3/5, se for reincidente), e não 1/6, como nos demais crimes.

A partir de agora, quem cometer o crime não terá direito a anistia, graça ou indulto, nem ao pagamento de fiança. A punição precisa começar a ser cumprida em regime fechado. A pena prevista para o crime não se altera, e continua a já prevista no Código Penal, de quatro a dez anos. O crime de abuso sexual de crianças e adolescentes já está previsto na lei de crimes hediondos.

Nos siga no Google Notícias