Oi negocia reajuste a atendentes e pode evitar greve
Em nota encaminhada há pouco ao Campo Grande News, a empresa de telefonia Oi relata que está negociando o aumento salarial dos funcionários do BrTCC (Brasil Telecom Call Center). O reajuste faz parte das discussões para a renovação do acordo coletivo, que ainda inclui a proposta de unificação dos pisos salariais na área de atuação dos funcionários de call center.
Segundo a Oi, após quatro encontros, representantes da empresa e dos sindicatos voltarão a se reunir no próximo dia 28. A proposta de redução nos salários não é confirmada pela Oi.
Ainda conforme a empresa de telefonia, de dezembro de 2008 a março de 2009, o número de funcionários do BrTCC aumentou de 14.590 para 15.164. Os serviços de call center são disponibilizados no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.
Hoje o diretor financeiro do Sintell/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Telefonia de Mato Grosso do Sul), Jeferson Borges Silveira, relatou que os 1.500 trabalhadores de call center em Campo Grande querem aumento de 15%, apenas 3% acima do valor dado pelo Governo Federal ao salário mínimo.
Segundo a entidade, a data base para a classe teve o prazo 'expirado', pois deveria ter sido acordada em 1º de março. Mas, na primeira negociação feita em 11 de março a empresa propôs reajuste de 0%.
Na segunda rodada de negociação, em 16 de abril, a Oi apresentou reajuste de 2,4%, o que também não foi aceito pelos trabalhadores. "Eles pediram prazo até o dia 28, mas não vamos esperar mais que isso", adiantou Borges.
Além do aumento de salário, a categoria exige também que o reajuste seja estendido aos benefícios, como o auxílio creche e o ticket alimentação.