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Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019

22/06/2010 17:15

Pai registra BO após ter negada preferencial em banco

Redação

Depois de ter negada a senha preferencial por ser homem, mesmo estando com um bebê, e de ser convidado a se retirar de uma agência da Caixa Econômica Federal da rua Treze de Maio na esquina com a Marechal Rondon, no Centro de Campo Grande, um pai resolver procurar a Polícia.

Silvano de Souza Távora, de 26 anos, registrou boletim de ocorrência por constrangimento ilegal. Ele contou que na manhã de ontem (21) fez negócio com um homem chamado José e foi com ele até o banco depositar dinheiro referente à compra de um terreno.

No estabelecimento, ele pediu uma senha preferencial porque estava com a filha de um ano e a criança chorava por estar com a fralda suja. Segundo informado por Távora à Polícia, a funcionária disse que arrumaria a senha.

Como o pedido não foi atendido, o pai falou com outra funcionária. A mulher, que não quis se identificar, disse que ele não tinha direito a preferencial porque era homem, detalha a vítima.

Ele chegou a questionar dizendo que os funcionários estavam equivocados, porque tinha direito à senha por estar com a criança, mas não foi atendido. Depois disso, um segurança veio a ele com a arma na mão e disse que era melhor que o pai "se retirasse do banco".

Muito nervoso, ele foi orientado pelo homem que havia comprado o terreno e estava com ele a deixar o local. Depois, a esposa retornou ao banco para efetuar o depósito, no dia seguinte.

Na ocasião, ela disse ter perguntado o nome dos funcionários envolvidos, mas teve o pedido negado pela chefe deles.

A CEF (Caixa Econômica Federal) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que desconhece o fato, mas assim que for comunicada oficialmente irá apurar a denúncia do pai.

O órgão confirma que a legislação vigente determina que seja entregue senha preferencial a pessoas acompanhadas de crianças de colo, independente de serem homens ou mulheres, conforme o inciso I do Art. 9° da Resolução Normativa do Banco Central do Brasil, que define as regras para atendimento bancário nas instituições financeiras do País.

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