ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Para controlar ansiedade, candidatos chegam 4h antes em locais de prova

Alguns não conseguiram ficar em casa a espera do horário da prova, outros chegaram cedo por conta do trauma dos portões fechados

Mayara Bueno, Anahi Gurgel e Danielle Valentim | 04/11/2018 10:48
Luan na frente da Uniderp esperando portão abrir. (Foto: Marina Pacheco).
Luan na frente da Uniderp esperando portão abrir. (Foto: Marina Pacheco).
As amigas Rosemary e Lindalva na frente da universidade. (Foto: Marina Pacheco).
As amigas Rosemary e Lindalva na frente da universidade. (Foto: Marina Pacheco).

Ansiedade, horário de verão e mesmo o medo de perder a prova fizeram com que muitos candidatos que, neste domingo (dia 4) prestam a prova do Enem, resolvessem chegar até quatro horas antes da abertura dos portões nos locais de prova, em Campo Grande.

Se considerar o horário que o teste começa a ser aplicado, às 12h, tem estudante que vai esperar cinco horas nas instituições. Luan José Pletsch, 19 anos, foi a pé da casa onde vive, no Bairro São Lourenço, até a Uniderp.

Mesmo não se preocupando muito com o trânsito, já que pulou cedo da cama, ele resolveu ir andando, por conta da ansiedade diante da prova. Do Maranhão, o jovem disse que mora há um ano em Campo Grande e, neste período, resolveu se alistar no Exército. Contudo, a vontade é de fazer Medicina ou Engenharia.

Já Felipe Marques da Silva, 18 anos, chegou às 8 horas. Da mesma forma, a ansiedade também foi grande, mesmo que o preparo para a prova também tenha sido alto. A preocupação maior é com a redação, que ele arrisca ser “fake news” o tema.

Amigas entre idas e vindas nos terminais de ônibus da Capital, Lindalva Vieira de Lima, 47 anos, e Rosimary Pereira dos Santos, 57 anos, chegaram cedo também sem combinar nada.

Alunos na frente da UCDB, na manhã deste domingo. (Foto: Danielle Valentim).
Alunos na frente da UCDB, na manhã deste domingo. (Foto: Danielle Valentim).

Lindalva diz que é a quarta tentativa para Pedagogia, enquanto a amiga já trabalha como assistente de educação infantil e faz o curso. Ela tenta o Enem porque possui bolsa parcial em uma universidade particular e quer conseguir uma integral.

Outro local de prova em Campo Grande é a UCDB. Por ali, a Avenida Tamandaré, principal via de acesso, já está lotada nos dois sentidos, com o trânsito lento. Para organizar o trânsito, equipes da Polícia Militar trabalham no local.

Trauma alheio - A movimentação por lá de estudantes adiantados também é grande. Com duas horas de antecedência, Tauana Martins Castro, 19 anos, disse que chegou cedo por causa do medo de perder a prova hoje. “A gente vê tantos casos e essa é minha primeira vez, não dava pra perder”.

Cinara Saraiva de Carvalho, 19 anos, presta pela segunda vez o Enen. Ela mora no Bairro Nova Lima, relativamente perto da UCDB, mas preferiu se antecipar para fazer o teste, com o objetivo de cursar Engenharia Civil.

Nos siga no Google Notícias