ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Para engenheiro, faltou prevenção em trecho da Ceará

Redação | 28/12/2009 11:32

O desabamento do asfalto na rua Ceará, em Campo Grande, poderia ter tido menor proporção se o local passasse por manutenção preventiva. A análise é do engenheiro civil Edson Shimabukuro, do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso do Sul).

Segundo ele, o trecho onde foi aberta a cratera, no sentido Uniderp/Anhanguera ao viaduto da avenida Afonso Pena, já tem histórico de ser um local crítico, devido à confluência das águas pluviais com o córrego Prosa, portanto, não basta apenas a manutenção corretiva.

"Em toda obra de engenharia é feita a previsão, com folga, da capacidade. Porém, em época de chuva, é preciso ter cuidado com a manutenção. E verificar se há avanço da erosão, o que diminui o risco de desabamento", reforça.

Ontem, durante a chuva, o talude (barranco) às margens da cachoeira do córrego Prosa caiu. Desta forma, o aterro desabou sobre a tubulação e a erosão chegou até à faixa amarela que divide os sentidos do fluxo de veículos na pista de rolamento.

Inicialmente, a Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação) fará obras emergenciais. Mas a solução definitiva depende que a tubulação, por onde passa o Prosa, seja reconstituída. A rua Ceará está interditada desde ontem.

No ano passado, o trecho que desabou passou por obras de drenagem, pois o declive, após a rua 15 de Novembro, sofria constantes alagamentos.

Nos siga no Google Notícias