ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Policiais civis aprovam resoluções da Secretaria de Segurança

Nadyenka Castro | 23/02/2011 16:03

Eles dizem que regras normatizam o que está na lei

Ao contrário dos policiais militares, os civis aprovaram as resoluções publicadas ontem pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que tratam da entrega de presos a delegados e sobre o trabalho de investigação.

Para a Adepol/MS (Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul), as regras assinadas pelo secretário Wantuir Jacini “esclarecem o que está na lei”. “A resolução do secretário deixa claro o que está na lei”, diz o presidente da Associação, Fabiano Gastaldi.

Ele explica que as resoluções são com base no que determina o Código de Processo Penal Brasileiro e afirma que representam “amadurecimento institucional e respeito à legalidade”.

O presidente da Adepol contesta o argumento da PM, de que a entrega de presos ao delegado logo após a prisão irá provocar mais demora no atendimento à população. “Em vez de pegar o preso e levar para o batalhão, vai levar para a delegacia. É a mesma coisa. Estão polemizando uma coisa que não tem razão”.

Sobre a proibição de investigação de civis pelo Serviço de Inteligência da PM – a PM2, Fabiano Gastaldi declara. “A PM2 nunca pode fazer investigação. Se faz, é ilegal”.

Ele complementa. “Cada instituição tem que fazer seu papel constitucional. A Polícia Militar não pode investigar, da mesma forma que o delegado não pode apresentar denúncia, que cabe ao Ministério Público”.

Sinpol -Para o Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), as resoluções vão ao encontro do que determina a lei, em especial as especificações sobre o trabalho da PM2.

O Sindicato “ defende que cada uma das instituições de segurança exerçam com exclusividade as funções constitucionais para as quais foram criadas. Assim, fazer policiamento de rua com viaturas caracterizadas não é função da polícia civil, mas da polícia militar. Da mesma, forma fazer investigação criminal não militar é exclusividade das polícias civis. E, sobretudo, custodiar presos é função exclusiva dos agentes penitenciários”.

Polícia Militar- Reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã desta quarta-feira no Comando Geral da PM. Oficiais e praças reprovaram as resoluções.

Nos siga no Google Notícias