ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Para proteger ninho, bem-te-vi ataca pedestres no centro

Redação | 08/01/2010 15:05

Um bem-te-vi que fez seu ninho em um transformador de energia na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande, se tornou o terror dos pedestres que passam pela avenida. Para proteger o ninho, ele ataca as pessoas, em voos rasantes.

Funcionários de uma editora em frente ao local contaram que o pássaro faz o ninho no poste há 5 anos e que estão acostumados com o "vizinho" e seu temperamento difícil.

Karla Karoline Azambuja, 19 anos, atendente da editora, disse que o bem-te-vi sempre aparece nesta época do ano. Ela disse que acha que a fêmea não ataca e sim o macho, para proteger os filhotes, "quando nos voltamos do recesso, no dia 2, ele havia feito o ninho".

De acordo com o administrador Marcos Smoliak, 39 anos, o bem-te-vi fica mais bravo quando a fêmea chega com a comida para os filhotes, por volta das 8 e 9 da manhã.

Apesar de os pedestres terem cuidado ao passar próximo ao ninho, alguns não escapam e são atingidos.

O assistente de contabilidade Rafael Ademar, 22 anos, levou um arranhão do pássaro quando chegava ao escritório. "Senti um arranhão e vi o sangue, ele costumava sobrevoar a gente, mas nunca atacou", comentou.

Todo o ano o ninho do bem-te-vi é feito no mesmo local, contou Athaide Silva, 39 anos. "O passarinho tem memória, pois sempre colocam os ovos no mesmo local e depois de chocados, vão embora".

O consultor contou que ontem um senhor caiu no chão, ao escapar do rasante e quase "rolou" no chão de medo.

O criador de aves e jornalista Alessandro Perin, 31 anos, disse ao Campo Grande News , que o bem-te-vi é um pássaro bravo e defende o ninho com "garras e bico", principalmente de predadores como o tucano e o gavião, que comem ovos de outros pássaros.

"Quando uma pessoa passa, ele entende que ela é um intruso e por isso ataca". O criador comentou que com o desmatamento, o pássaro migra para a cidade e teve de se adaptar, "por isso eles fazem ninhos em lugares como postes e transformadores de energia".

Nos siga no Google Notícias