ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Para reduzir temporários, Fetems cobra convocação de aprovados e concurso

Aline dos Santos | 21/03/2014 13:05

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) cobra a segunda chamada de aprovados em concurso público e a realização de nova seleção neste ano para reduzir o número de professores temporários no Estado.

Conforme auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União), que avaliou a oferta e a qualidade do ensino médio no Brasi, 61% dos professores têm contrato temporário no Estado. O percentual fica acima do índice nacional, que é de 30%.

Por meio da assessoria de imprensa, a Fetems informou que sempre se posicionou a favor do concurso público, único meio de garantia da carreira e valorização dos profissionais. “Também achamos absurdos os dados do ano de 2012 do TCU”, salienta a federação.

No ano passado, foi realizado concurso público com 1.200 vagas. Agora, a categoria cobra do governo do Estado que faça segunda convocação ainda neste mês, além de novo concurso.

O levantamento mostra déficit de 625 profissionais com formação específica no Estado. A maioria é na disciplina de Física: 206. O mesmo cenário foi retratado no diagnóstico nacional.

Há um déficit estimado de 32.738 professores com formação específica nas disciplinas obrigatórias do ensino médio nas redes estaduais de educação em todo o Brasil. Física é a disciplina com maior déficit: mais de nove mil professores.

Segundo a Fetems, ao se formar, principalmente em disciplinas como a física, muitos optam por outras áreas de atuação, o que acarreta na situação levantada pela pesquisa.

O diagnóstico é resultado de trabalho realizado em sistema de colaboração entre o TCU e outros 28 tribunais de contas estaduais. O levantamento contou com 90 auditores e foram visitadas 580 escolas em todo o território nacional.

Nos siga no Google Notícias