ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Parlamento Jovem de MS realiza eleição dos novos representantes

Vinícius Squinelo | 04/11/2013 23:38

Nesta terça-feira (5), estudantes vão às urnas para escolher representantes que integrarão a 4ª edição do Parlamento Jovem. A campanha deste ano envolve 32 candidatos - alunos do primeiro e segundo anos - de 17 escolas de Campo Grande, sendo 11 da rede estadual de ensino e seis particulares. O Parlamento Jovem da Assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul foi criado em 2005 e já capacitou 90 deputados estudantes. O resultado da eleição de amanhã será anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), no dia 5 de dezembro.

O Parlamento Jovem foi criado por meio da Resolução 026/2005, de autoria do primeiro secretário da Casa de Leis, Antônio Carlos Arroyo (PR), e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes no âmbito do Legislativo Estadual. O projeto dispõe de 24 vagas, com o mesmo número de suplentes. O tempo do mandato é de um ano. Após o resultado da eleição, os novos deputados estudantes serão diplomados, passarão por uma semana de capacitação na Assembleia Legislativa e participarão de reuniões mensais na Casa de Leis, entre outros eventos. Caberá ainda aos jovens parlamentares a formulação de projetos de lei que, se forem apadrinhados pelos deputados estaduais, podem se tornar leis.

A Coordenação do Projeto é da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo, afirma que é muito importante que os jovens sejam inseridos desde cedo na política, bem como suas famílias, para aprenderem um pouco mais sobre o processo político existente. "A família é a primeira classe política que participamos, por isso, além dos jovens estarem inseridos como deputados-estudantes, estamos convidando a família para ter conhecimento do que seus filhos estão aprendendo aqui no Parlamento. São muito importantes o conhecimento e conscientização da família para este projeto dar certo", reiterou Clarice.

Nos siga no Google Notícias