ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Pedro Chaves assume presidência da Santa Casa da Capital

Redação | 13/06/2009 07:10

Quatro meses após ser indicado pela prefeitura de Campo Grande, o ex-reitor da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) será o novo presidente da Santa Casa de Campo Grande, o maior hospital da região Centro-Oeste, com 835 leitos e um orçamento mensal de aproximadamente R$ 7,5 milhões. Ele irá substituir o presidente da junta interventora, Rubens Trombini Garcia.

Nesta semana, o juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Nélio Stábile, acatou o pedido feito pela prefeitura, que teve o aval dos representantes dos ministérios públicos Estadual, Federal e do Trabalho.

Ele também aceitou a nomeação do ex-diretor executivo da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e atual assessor especial da prefeitura, Salim Cheade, para assumir o papel de administrador geral da instituição, ocupado por Natalício Gonçalves de Almeida. Apenas o contador indicado pelo Governo, Edson da Matta, permanece na junta.

O magistrado ainda determinou a reativação da Controladoria do hospital, que se mostrou necessária com os fracassos do processo de profissionalizar a instituição feito pela SPDM, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Com a decisão, a prefeitura mantém a proposta de fazer uma transição na gestão da Santa Casa. O grande problema é que o município considera Pedro Chaves membro da Associação Beneficente, a mantenedora do hospital. No entanto, o presidente da entidade, Esacheu Nascimento, ressaltou que o ex-reitor da Uniderp não é um dos 120 beneméritos da instituição.

O pedido de substituição foi feito em fevereiro deste ano. No entanto, o juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Dorival Moreira dos Santos, determinou, no julgamento do mérito da ação civil pública, o fim da intervenção no hospital.

A Associação Beneficente foi afastada do comando da Santa Casa em 14 de janeiro de 2005. Na época, o presidente do hospital, Arthur D'Ávila Filho, chegou a fechar o pronto socorro alegando falta de condições de manter o hospital funcionando em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias