ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pela 1º vez, Capital assume ranking de qualidade de vida em MS

Lidiane Kober | 29/04/2014 17:55
Campo Grande desbancou São Gabriel do Oeste é obteve melhor nota em levantamento da Onu (Foto: Arquivo)
Campo Grande desbancou São Gabriel do Oeste é obteve melhor nota em levantamento da Onu (Foto: Arquivo)

Campo Grande desbancou São Gabriel do Oeste e, pela primeira vez, assumiu a liderança no ranking dos municípios com melhor qualidade de vida em Mato Grosso do Sul. A lista, no entanto, deixa em alerta autoridades por conta da baixa pontuação da maioria das 79 cidades do Estado. Apenas sete apresentaram nota igual ou acima da média nacional.

O ranking, com a pontuação do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios), foi divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e detalhado ao Campo Grande News pela titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib.

Na média geral, o Estado tem IDHM de 0,729, um pouco acima da média nacional de 0,727. O estudo leva em consideração a educação, expectativa de vida e a renda da população. Com nota de 0,784, a Capital ocupa o topo da lista. “Pela primeira vez, Campo Grande lidera o ranking e São Gabriel, de primeiro passou a ocupar o 6º lugar”, revelou a secretária.

Para ela, a posição é motivo de orgulho. “O levantamento leva em conta o censo de 2000 e de 2010, período das administrações do atual governador André Puccinelli (PMDB) e do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB)”, disse ela, que fez parte das duas gestões da prefeitura da Capital. “Investimos muito para ampliar o número de escolas, cresces e para oportunizar qualificação profissional”, acrescentou.

Em segundo lugar no ranking, aparece o município de Chapadão do Sul, a 321 quilômetros da Capital, com nota 0,754. Segunda maior cidade do Estado, Dourados é o terceiro colocado, com pontuação de 0,747. Com nota 0,744, Três Lagoas é a quarta colocada e Maracaju, a quinta, com pontuação de 0,736.

Ainda de acordo com a secretária, São Gabriel registrou nota de 0,729 e Cassilândia, na sétima posição, é o último município do Estado a estar dentro da média nacional, com pontuação de 0,727.

Os piores - As demais 70 cidades apresentam nota abaixo da média. “Isso nos preocupa muito e só vamos melhorar com anos de investimento em educação e com mais qualificação profissional”, avaliou a secretária.

Conforme Tânia, o município de Japorã, distante 487 quilômetros da Capital, registrou a pior nota, com IDHM de 0,526. Paranhos é o vice colocado, com pontuação de 0,588. Coronel Sapucaia figura na sequência, com índice de 0,589, seguido por Tacuru (0,596) e Sete Quedas (0,614).

“Coincidentemente, os cinco municípios com a piores notes localizam-se em região de fronteira, no Sul do Estado e a sua maioria possui aldeias indígenas”, comentou a secretária. “No próximo levantamento da Onu, que sai de 10 em 10 anos, teremos reflexo da atual administração do Estado”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias