ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

PF prende quadrilha que matava onças no Pantanal

Redação | 21/07/2010 08:43

A Polícia Federal prendeu ontem caçadores e membros de quadrilha que ganhava dinheiro com abate clandestino de animais de grande porte, como onças pintadas, pardas e pretas. O grupo exterminava os animais no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e tinha ramificações no Paraná.

A quadrilha chegava ao Pantanal em aviões particulares, pousava em fazendas da região com turistas do Brasil e de fora, equipados com modernas armas de caça. A ação era comandada pelo homem considerado o maior caçador de onças do Brasil, com ajuda do filho.

O grupo promovia, inclusive safáris, onde os clientes pagavam por animal abatido. O alvo principal eram onças-pintadas, pardas e pretas, com alto valor no mercado negro.

"Quem pagava mais, tinha o direito à pele, cabeça ou a todo o animal, que era empalhado em Curitiba", detalha a PF.

Além de 8 prisões em flagrante, a Justiça de Corumbá expediu 7 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão em MS, MT e PR.

Flagrante - A operação foi deflagrada ontem, por volta de meio-dia, mas os detalhes só foram divulgados nesta quarta-feira.

Equipes de policiais federais e do IBAMA usaram um helicóptero para prender em flagrante 8 pessoas: 4 argentinos, 1 paraguaio e 3 brasileiros. Um dos presos é policial militar do Mato Grosso.

O grupo estava em Sinop (MT), no Pantanal, com armas e munições de diversos calibres. Eles se preparavam para uma grande caçada que estava agendada para a noite de terça-feira.

Também ontem, em Mato Grosso do Sul, foram presas 2 pessoas em Miranda e cumpridos 4 mandados de busca na cidade, além de 3 mandados de busca e apreensão em Bodoquena.

A Operação Jaguar, como foi batizada, ocorreu em conjunto com o IBAMA, depois de investigações que começaram por Corumbá.

As suspeitas surgiram com o aparecimento de carcaças de onças em algumas fazendas na região pantaneira e ainda o sumiço de felinos que estavam em monitoramento pelo IBAMA, explica a assessoria da PF.

Caçador famoso - Um detalhe que chamou ainda mais a atenção da Polícia foi o fato de homens acompanhados do filho do mais famoso caçador de onça do Brasil, estarem transportando em camionetas vários cães de raça, típicos para caça de grande felinos. O nome do tal caçador não foi divulgado.

"Os levantamentos evidenciaram que o conhecido caçador de onça e seu filho usavam da prática de capturar onças para encoleiramento, no contexto do programa Pró-Carnívoros, desenvolvidos pelo IBAMA, para acobertar sua atividade de caça clandestina e predatória", detalha a PF.

Através desse falso trabalho de preservação da espécie, conforme a PF, a dupla continuava a caça clandestina.

Depois de registrar a "conquista", com fotografias dos abates, quem não pagava para ficar com a pele tinha as carcaças destruídas.

"Há evidências que alguns 'troféus' são levados até para o exterior, vez que a PF constatou a frequente participação de uma pessoa, residente em Curitiba/PR, com conhecimento em Taxidermia

Nos siga no Google Notícias