A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

10/02/2012 16:25

PF prende servidores por fraude no INSS envolvendo beneficiários de MS

Ângela Kempfer

A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje 35 mandados de prisão e 4 de busca e apreensão contra servidores e pessoas envolvidas em fraude para prestação de 50 benefícios ilegais a idosos.

A operação foi batizada de BPC, referente ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. O trabalho para prender suspeitos e recolher documentos, mobilizou 90 policiais federais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

Segundo o Ministério Público Federal, a maioria das pessoas detidas foi liberada após depoimento, mas não há detalhes de quantos ainda estão presos e o número de mandados cumpridos contra beneficiários em Mato Grosso do Sul que entraram com o pedido em Cuiabá.

Os servidores suspeitos de fraudar benefícios são da superintendência de Cuiabá. As buscas foram realizadas nas casas dos dois funcionários do INSS. Foram apreendidos computadores, extratos bancários e arquivos.

A denúncia que deu origem à apuração a partir da filha de um dos beneficiários envolvidos no caso. Ela relatou que a mãe pagou um intermediário que se apresentava como advogado para conseguir o benefício, mediante pagamento de quantia não divulgada, paga em 10 parcelas.

Depois de 14 meses de investigações, o MPF o prejuízo calculado até agora é de cerca de 950 mil reais. Mas o superintendente da Previdência, responsável pelas regiões Norte e Centro-Oeste, André Fidélis, disse à imprensa do Mato Grosso, onde as investigações são concentradas, que valores pagos indevidamente podem ser bem maiores.

O Ministério Público acredita que servidores do INSS ganhavam dinheiro com a inserção de dados falsos nos sistemas da Previdência Social, para serem utilizados nas concessões de benefícios previdenciários.

Os funcionários também são suspeitos de prepararem declarações falsas dos segurados em relação à composição da renda familiar, jogando o valor para baixo.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e corrupção passiva. Todos os beneficiários suspeitos serão ouvidos pela PF que já solicitou o afastamento dos 2 servidores acusados de movimentar o esquema em Cuiabá.

O BPC é concedido apenas a pessoas que não têm nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência, e que a renda mensal familiar per capita é inferior a ¼ do salário mínimo vigente no País.

O superintendente disse ainda que se comprovadas as fraudes os benefícios serão cancelados. (Com informações do 24 Horas News)

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


É muito difícil se denunciar um fraldador do INSS. Existem vários corruptos que dizem na maior cara de pau inclusive para autoridades, quando lhe perguntam, qual o seu trabalho? e a resposta vem na ponta da língua, trabalho aposentando velhinhos, isso existe é porque tem algum funcionário, que dá cobertura. Gostaria de saber como devo denuncia-los.
 
Valteci Lima, Lima em 13/02/2012 01:34:34
É muito difícil se denunciar um fraldador do INSS. Existem vários corruptos que dizem na maior cara de pau inclusive para autoridades, quando lhe perguntam, qual o seu trabalho? e a resposta vem na ponta da língua, trabalho aposentando velhinhos, isso existe é porque tem algum funcionário, que dá cobertura. Gostaria de saber como devo denuncia-los.
 
valteci Lima em 13/02/2012 01:32:51
NÃO MARIA, VOCÊ DEVERIA FICAR FELIZ COM A NOTÍCIA, PORQUE ABRE MAIS VAGAS E LIMPA O INSS DESTES CORRUPTOS.
VOCÊ VAI VER VAI FICAR MELHOR...
BOA SORTE NA PROVA!!!
 
GILMAR CANDIDO em 11/02/2012 07:39:15
Parabens a PF pelas invetigações e pelas ações, mas estas investigações deveria ser tambem p/ peixes graudo, pelo q acompanhei por este jornal só atingiu beneficios de pobres. Será que não existe algo maior a ser invetigado ?
 
porfirio vilela em 11/02/2012 07:22:37
É A N´POS ESTUDANDO PARA O INSS,E EM SABER QUE EXISTE PICARETAS DÁ ATÉ DESÂNIMO.
 
MARIA GUIMARAES em 10/02/2012 05:11:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions