ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

PM coloca 90% do efetivo na rua e prioriza 12 cidades no Carnaval

Bruno Chaves | 25/02/2014 16:28
Coronéis apresentaram plano de policiamento do Carnaval 2014 nesta terça-feira (Foto: Bruno Chaves)
Coronéis apresentaram plano de policiamento do Carnaval 2014 nesta terça-feira (Foto: Bruno Chaves)
Militares atuarão em desfiles, festas populares, clubes e outros (Foto: Divulgação/PM)
Militares atuarão em desfiles, festas populares, clubes e outros (Foto: Divulgação/PM)

O plano de policiamento ostensivo durante o Carnaval em Mato Grosso do Sul foi apresentado nesta terça-feira (25) pela Polícia Militar. A corporação convocou 90% de seu efetivo para trabalhar entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, período que compreende os festejos carnavalescos.

Em Campo Grande, os militares atuarão em frente de clubes, conveniências e festas. Locais como Avenida Fernando Correa da Costa, Avenida Afonso Pena, Esplanada Ferroviária, Praça do Rádio Clube e Praça do Papa também serão monitorados.

“Todo o efetivo da Capital está envolvido no policiamento durante a Operação Carnaval 2014. Só do setor de inteligência serão 120 homens espalhados por esses lugares para identificar possíveis desordeiros”, disse o comandante de policiamento metropolitano, coronel Evaldo Iahn Mazuy.

Conforme o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, coronel Carlos Alberto David dos Santos, o objetivo é diminuir os índices de criminalidade nos locais de festas e também nas residências.

“Nos locais de folia, normalmente, temos problemas com vias de fato; e em residências ocorrem muitos furtos, já que as pessoas costumam viajar e deixar as casas vazias. Nossa intenção é dar mais segurança aos foliões sem deixar de fazer o trabalho do dia a dia”, explicou.

Para evitar que ocorram situações que atrapalhem a diversão da sociedade, a polícia colocou 90% de seu efetivo para atuar na Operação Carnaval 2014, sendo que 70% ficarão nas ruas em trabalho de prevenção, orientação e repressão. “Ninguém tirou férias nesse período”, afirmou o comandante-geral.

David lembrou que materiais publicitários explicativos, que dão dicas de prevenção, foram elaborados para serem entregues nas festas. “Os policiais farão esse trabalho, de orientar e ajudar a manter a ordem”, completou. Policiais rodoviários estaduais e policiais militares ambientais também atuarão na Capital e no interior com esse tipo de função.

PM elaborou material publicitário com orientações aos foliões (Foto: Marcos Ermínio)
PM elaborou material publicitário com orientações aos foliões (Foto: Marcos Ermínio)

11 cidades do interior em “atenção” – Por ser mais tradicional no interior do Estado, o Carnaval em 11 cidades demanda uma atenção especial da Polícia Militar.

Bataguassu, Bonito, Corumbá, Fátima do Sul, Ivinhema, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante e Rio Verde receberão reforço policial da Capital.

“Os policiais começarão a ser enviados para esses locais na manhã de sexta-feira (28), com exceção de Corumbá que já receberá apoio na quinta-feira (27)”, disse o comandante.

A Cidade Branca, como é conhecida, recebe uma atenção especial da polícia por receber muitos turistas nessa época do ano. “As festas de lá se assemelham muito com as do Rio de Janeiro e São Paulo”, justifica o comandante-geral.

Conforme o comandante de policiamento do interior, coronel Holivaldo Muniz, a intenção é coibir tráfico de drogas e transporte irregular de bebidas, além de garantir a tranquilidade nas festas de rua, clube e rodovias.

“Nessas festas, as pessoas costumam fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas e provocas alguns delitos. Nossa intenção é fazer com que isso não aconteça”, pontuou Muniz.

Nos siga no Google Notícias