ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

PMA percorre peixarias para prevenir venda ilegal

Redação | 07/04/2009 09:48

Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) vão percorrer diversos pontos comerciais de Campo Grande que vendem pescado durante esta terça-feira, dentro da Operação Semana Santa.

A Peixaria Peixe Sul, localizada na esquina das Ruas Amazonas com a Rio Grande do Sul, foi o primeiro dos locais visitados pela Polícia. A operação tem como objeto evitar a pesca predatória nos rios do Estado, e nas peixarias constatar se é feita a comercialização de pescados capturados de maneira irregular.

Segundo o comandante da operação nas ruas da Capital, tenente Darci Caetano dos Santos, com a medida, a PMA pretende evitar que esse comerciante adquira espécies capturadas com tamanho proibido.

"Nosso principal objetivo é evitar a pesca ilegal. Por conta da fiscalização que ocorre todos os anos coibimos aquele comerciante que tem o habito de adquirir o pescado irregular, já que ele fica sujeito a perda total da mercadoria caso seja encontrado um exemplar capturado fora da exigência", explica.

Na peixaria citada, nenhuma irregularidade foi encontrada. Outro local visitado pela equipe, onde também não foi constatada irregularidade, está localizada na Rui Barbosa. No ano passado, a mesma peixaria foi autuada por comercializar pescado sem procedência declarada.

A pena para irregularidades varia de 1 a 3 anos de detenção e multa que vai de R$ 700 a 100 mil reais, além de R$ 20 por quilo de pescado irregular.

Três equipes, formadas por três policiais, estarão visitando pontos comerciais até segunda-feira, quando encerram os trabalhos durante a operação. Nos rios de todo Estado também haverá fiscalização reforçada.

A operação realizada neste mesmo período do ano passado resultou em 27 autuações, 9 prisões e a apreensões de 218 quilos de pescados irregular em todo Estado. Não foram encontradas nenhuma irregularidade em nenhuma peixaria fiscalizada.

Nos siga no Google Notícias