ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Polícia fecha posto que vendia álcool adulterado

Redação | 22/10/2009 16:44

Ação conjunta da Polícia Civil e ANP (Agência Nacional do Petróleo) fechou posto de combustível na Julio de Castilhos depois de encontrar álcool adulterado.

De acordo com o delegado Adriano Garcia, da Decon (Delegacia Especializada de Crimes contra o Consumo), o álcool que estava na bomba de combustível do posto Saldiva apresentou 12% de água na composição.

Segundo o delegado, o correto é 92,8% de álcool e o restante de água. O índice encontrado no comércio surpreendeu os policiais e fiscais, que ainda não tinham encontrado quantidade tão grande de água. Além disso, o comum é flagrar adulteração em gasolina.

Os fiscais do Secretaria de Receita e Controle analisaram os documentos da empresa e não encontraram nenhuma irregularidade relacionada à entrada e venda do álcool. Ou seja, a quantidade de combustível recebida e vendida pelo posto é compatível com a documentação fiscalizada.

Conforme a Polícia, isso mostra que o álcool pode não ter sido adulterado no posto. Um inquérito será aberto para apurar as responsabilidades.

Segundo o delegado, o comércio será multado. A multa varia de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. O posto foi interditado. Três bombas e três bicos foram lacrados.

Proprietário do estabelecimento há três anos, Alexandre Saldiva, 38 anos, disse inicialmente aos fiscais que a água da chuva pode ter entrado nos tanques que armazenam os combustíveis.

No entanto, ao verificar que a documentação de entrada do combustível é compatível com a saída, o empresário ficou sem saber explicar o que pode ter acontecido. Se houvesse diferença nos números, seria um forte indício que o álcool havia sido adulterado no local.

Alexandre diz que nesta quinta-feira o posto recebeu às 10 horas 5 mil litros de álcool. "Não sabemos explicar o que houve". O empresário garante que dentro do posto não houve adulteração.

O delegado Adriano explica que em anos anteriores, era obrigatório o teste para verificar a quantidade de água sempre que o combustível chegava nos postos, vindo das distribuidoras. Atualmente, não é mais.

Alexandre diz que orienta os funcionários a fazer o teste quando o combustível é entregue. Ele diz que não sabe se os funcionários fazem o teste.

Nos siga no Google Notícias